PUBLICIDADE
Notícias

Ativistas protestam contra venda de jumentos do Brasil para a China

18:48 | 28/04/2012
“O jumento é nosso irmão, ninguém tira ele daqui não!” Assim dizia o cartaz da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa-Ce), que na tarde deste sábado realizou um protesto acompanhado de abaixo-assinado, na Praça dos Estressados, contra um possível acordo para venda de jumentos do Brasil para a China.

Cerca de 50 pessoas participaram da manifestação. “O objetivo aqui é protestar contra a vivissecção”, disse a presidente da Uipa-CE, Geuza Leitão, se referindo à utilização de animais para experiências em laboratório.

Segundo Geuza, Brasil e China estariam costurando um acordo, sem conhecimento público, para que 300 mil jumentos nordestinos fossem enviados para o país asiático, onde seriam submetidos a experiências. “Estamos fazendo pressão para impedir esse acordo”, disse Geuza. Segundo ela, o protesto ocorreu simultaneamente em 50 cidades brasileiras e também da França, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Irlanda e Portugal.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, esteve presente ao ato.

O deputado disse que fez uma averiguação junto aos ministérios da Agricultura, das Relações Exteriores e de Indústria e Comércio. Documentos indicam, segundo ele, que dia 13 de fevereiro iniciou-se uma negociação entre Brasil e China sobre a questão dos jumentos.

“Próximo dia 7 uma missão do Ministério da Agricultura vai à China para debater acordos comerciais. Quando eles retornarem, vamos propor que se faça um amplo debate, através de audiência pública, para discute esse acordo e saber se ele foi assinado ou não”, disse Gomes de Matos

Marcos Robério para o Portal O POVO Online

TAGS