PUBLICIDADE
Notícias

Aneel aprova revisão tarifária negativa para Coelce

19:39 | 10/04/2012

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira, 10, índice de -10,89 na revisão tarifária da distribuidora Companhia Energética do Ceará (Coelce).

O processo de Revisão Tarifária Periódica tem como objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato de concessão (geralmente de quatro anos), o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Apesar do índice negativo, o cliente ainda não pode comemomar. Isso porque o reajuste tarifário da distribuidora será definido na próxima terça-feira, 17. A tarifa que o cliente vai pagar será o resultado dos efeitos dos dois cálculos. Portanto, se o reajuste tarifário for positivo, anula parte da revisão negativa.

 

O reajuste tarifário tem como objetivo restabelecer o poder de compra da receita obtida por meio das tarifas praticadas pela concessionária.

A receita da concessionária de distribuição é composta por duas parcelas: a “Parcela A, representada pelos custos não-gerenciáveis da empresa (encargos setoriais, encargos de transmissão e compra de energia para revenda), e a “Parcela B”, que agrega os custos gerenciáveis (despesas com operação e manutenção, despesas de capital).

 

Segundo dados da Aneel, a Coelce atende 2,8 milhões de unidades consumidoras em 184 municípios do Ceará.

Redação O POVO Online com informações da Aneel

TAGS