PUBLICIDADE
Notícias

Agentes penitenciários podem retomar greve

15:47 | 20/04/2012
Agentes penitenciários do Ceará se reúnem, neste sábado, 21, às 10h, no Seminário da Prainha, em Fortaleza, em assembleia geral para tratar da retomada da greve, caso a proposta de reajuste salarial da categoria não seja encaminhada à Assembleia Legislativa até o dia 23, próxima segunda-feira. Os agentes penitenciários estão reivindicando reajuste salarial de 22% para categoria.

Segundo a presidente do Sindicato dos Agentes e dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp/CE), Socorro Marques, no último dia dois, a greve foi suspensa porque os servidores tiveram a proposta de que em 20 dias eles teriam uma resposta da Assembleia Legislativa sobre o reajuste. O prazo, de acordo com ela, encerra na próxima segunda-feira, 23, e a reunião será para lembrar as propostas e, caso não sejam atendidos, conversar sobre estratégias da greve. Marques afirmou, ainda, que a categoria irá decidir quais os serviços devem continuar durante a paralisação.

Estão sendo esperados na assembleia cerca de 200 agentes vindos de vários municípios cearenses.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o processo que trata do reajuste salarial dos agentes penitenciários está na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Está sendo aguardada uma reunião com Sejus, PGE e a Casa Civil para tratar do assunto. A Sejus lembra que o processo pode ser encaminhado à Assembleia Legislativa até a próxima segunda-feira, 23.

Entenda a notícia
No sábado, 31 de março, os agentes e servidores penitenciários do Estado iniciaram a greve da categoria para exigir o cumprimento do acordo firmado com o Governo sobre o reajuste salarial.

Segundo o Sindasp/CE, a mobilização dos agentes penitenciários ocorreu em todas as cadeias públicas, presídios e unidades, e a intenção da categoria era a suspensão de visitas com a manutenção dos serviços de alvará e alimentação, processo que foi dificultado em alguns locais onde os agentes receberam ordem de retirada.

Redação O POVO Online

TAGS