PUBLICIDADE
Notícias

86 casos de Gripe A no Ceará; vacinação começa em cinco de maio

18:45 | 20/04/2012
Três mortes foram confirmadas em 2012 em decorrência de infecções pela Influenza A (H1N1). De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, 86 casos já foram confirmados este ano em nove municípios, que são: Fortaleza, Beberibe, Aracati, Horizonte, Caucaia, Russas, Monsenhor Tabosa, Cascavel e Maracanaú.

A princípio, oito casos de óbitos eram suspeitos de que fossem causados pela Gripe, no entanto, apenas três foram confirmados. A primeira morte aconteceu em Fortaleza, em paciente de 27 anos e na 25ª semana de gestação. O segundo caso foi em Beberibe, em paciente de 15 anos. O terceiro foi em Monsenhor Tabosa, em paciente de 30 anos com pneumonia crônica. As três vítimas tinham algo em comum: não eram vacinadas.

A Sesa analisa que o histórico de notificações da H1N1 registrou maior índice em 2011, com 859 casos. Já o ano de 2009 foi que registrou maior número de casos confirmados.

As endemias ocorrem principalmente em regiões com clima tropical em meses de chuva (geramelmente, entre novembro e maio). A vítimas mais conhecidas na natureza são os seres humanos, os suínos, as focas e as aves.

O modo de transmissão mais comum é a direta (pessoa a pessoa), por meio de pequenas gotículas de aerossol expelidas pelo indivíduo infectado. O doente transmite a Gripe por cerca de sete dias, destes até cinco depois do início dos sintomas.

Época de vacinação
No dia cinco de maio, começa o período de vacinação contra a Influenza A em todo o País. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e as secretarias municipais de saúde mobilizarão 27.080 pessoas e 2.002 veículos em 5 de maio. Funcionarão 1.693 postos fixos de vacinação, que incluem unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Haverá, ainda, 7.320 postos volantes, que farão a vacinação em domicílio de pessoas acamadas.

Durante a campanha serão também oferecidas a vacina pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas pelo pneumococo, intensificação da imunização contra hepatite B para a faixa etária até 29 anos e vacina dupla adulto, contra difteria e tétano. A vacinação é anual devido à característica mutante dos vírus da influenza, que apresentam diversidade a cada ano.
Redação O POVO Online

TAGS