PUBLICIDADE
Notícias

Três acusados de integrar grupo de extermínio serão julgados nesta segunda-feira

09:07 | 04/03/2012

Três acusados de integrar um grupo de extermínio serão julgados na próxima segunda-feira, 5, na 5ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza. Segundo informações do Tribunal de Justiça do Ceará, os policiais militares Daimler da Silva Santiago e Glaydston Gama Lopes, além de Sílvio Pereira do Vale Silva, o "Pé de Pato", são acusados de integrar grupo que seria responsável pelo homicídio de Rogério Candeias da Silva e pela tentativa de assassinato contra Roger Alves da Silva, em 2007.

Conforme a denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), as vítimas foram detidas, no dia 27 de setembro daquele ano, por suspeita de terem praticado assalto contra dois policiais que faziam patrulhamento na avenida Raul Barbosa, em Fortaleza. Durante a abordagem, tentaram reagir e Roger acabou sendo baleado no pé.

Os dois foram levados em uma viatura para o Hospital Frotinha de Messejana, mas, quando chegaram em frente ao local, foram cercados por vários homens encapuzados, que disparam contra os presos. Rogério moreu no local e Roger, apesar de ficar gravemente ferido, conseguiu sobreviver.

Ainda segundo o MP/CE, os crimes foram praticados por grupo formado com a finalidade de exterminar pessoas envolvidas em crimes praticados contra militares. Outros dois réus já foram julgados e condenados. Pedro Cláudio Duarte Pena, o "cabo Pena", foi levado a julgamento no dia 11 de março de 2009 e sentenciado a 20 anos de prisão. Já Francisco José dos Santos, o "cabo Jacaré", submetido ao júri popular em 2 de dezembro de 2009, recebeu pena de 18 anos de reclusão.

O júri desta segunda-feira será presidido pela juíza Valência Aquino. A acusação será representada pelo promotor de Justiça Antônio Carlos Torres Fradique Accioly. A defesa dos três acusados será patrocinada pela defensora pública Luciana do Amaral e pelo advogado Sílvio Vieira da Silva.

No último dia 15, Sílvio Pereira do Vale Silva foi condenado a 14 anos de reclusão. Naquele júri, respondeu pela morte de Lenimberg Rocha Clarindo, ocorrida no dia 18 de julho de 2006, na Capital.

Redação O POVO Online

TAGS