PUBLICIDADE
Notícias

Policiais acusados de atirar contra veículo de turistas serão julgados na próxima sexta-feira

17:38 | 13/03/2012
Serão julgados na próxima sexta-feira, 16, os policiais militares Rinaldo Carmo Sousa, Francisco Edemildo de Lima e Antônio Eduardo Martins Maia. Eles são acusados de tentativa de homicídio durante ação policial equivocada, em 2007, na avenida Rui Barbosa, em Fortaleza.

As vítimas foram o italiano Innocenzo Brancati, a brasileira Denise Sales Campos Brancati e os espanhóis Marcelino Ruiz Campelo e Maria del Mar Santiago Almudever. No dia 26 de setembro de 2007, por volta das 21h, as vítimas trafegavam no sentido Aeroporto-Aldeota, em uma caminhonete, quando foram alvejadas por disparos vindos de viaturas policiais.

Os PMs faziam cerco para capturar acusados de roubar um caixa eletrônico. Innocenzo Brancati, que dirigia o veículo atingido pelos disparos, acabou atingido no braço e Marcelino Ruiz Campelo levou um tiro no ombro esquerdo. A bala se instalou na coluna e ele ficou paraplégico.

Os disparos só cessaram quando a vítima Denise Sales Campos Brancati saiu do veículo para mostrar que não eram assaltantes.

O julgamento
O julgamento será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, titular da Vara. A acusação terá à frente o promotor de Justiça Alcides Jorge Evangelista e a defesa ficará a cargo dos advogados José Campos Accioly Júnior, Manoel Messias Bezerra e Delano Cruz.

Outros dois policiais já foram condenados por participação no caso. Em dezembro de 2011, Francisco Emanuel Rodrigues Felipe recebeu pena de três anos e seis meses de reclusão, em regime aberto. Já no dia 23 de novembro do ano passado, Luiz Ary da Silva Barbosa Júnior foi condenado a 24 anos de prisão, em regime fechado.

Os policiais Marcelo Lima Alves e Francisco Eloy da Silva Neto, também envolvidos no crime, foram pronunciados, mas recorreram da decisão.

Redação O POVO Online

TAGS