PUBLICIDADE
Notícias

Líder do furto ao BC é transferido para Porto Velho

18:12 | 22/03/2012

O cearense Antônio Jussivan Alves dos Santos, conhecido como "Alemão", que comandou o furto ao Banco Central de Fortaleza em 2005, foi transferido na madrugada desta quinta-feira, 22, para a unidade prisional de Porto Velho, em Rondônia.

A transferência foi realizada pela Secretaria de Justiça do Estado (Sejus). Alemão estava detido na Casa de Privação Provisória de Liberdade Luciano Andrade de Lima (CPPL I), em Itaitinga

Segundo a Sejus, a operação foi comandada pela Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), com reforço do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará e contou com a participação de 12 policiais, quatro agentes penitenciários do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e um médico que atestou a saúde do interno.

O interno foi entregue aos agentes penitenciários federais e embarcou escoltado, às 4h05min, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A transferência para a tutela federal, solicitada e autorizada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), possui amparo na Lei 11.671/2008 que prevê vagas nas penitenciárias federais para presos que possam comprometer a segurança penitenciária dos Estados. O período da permanência no presídio federal é de 360 dias, podendo seu prorrogado por igual período.

Alemão foi condenado a 49 anos e dez meses de cadeia por comandar o furto de R$ 164,8 milhões do Banco Central em Fortaleza. O roubo foi considerado o maior da história do Brasil.

Outro participante do furto ao BC foi preso em São Paulo

No último dia 14, outro condenado pela Justiça por participar do furto ao Banco Central de Fortaleza, Pedro José da Cruz, 53, foi preso na rodovia Presidente Dutra, em São Paulo. A Polícia Rodoviária Federal parou o veículo Mitsubishi L200 onde Pedro José da Cruz, 53, estava com outras três pessoas.

Todos apresentaram documentos de identificação, inclusive o acusado, que entregou um RG falso. Pedro José argumentou dizendo que estaria em liberdade provisória, porém, judicialmente, ele só poderia sair de Fortaleza com autorização da Comarca.

Em seguida, um Peugeot 207 também foi encontrado, esperando os passageiros da L200. Uma das pessoas que estava no segundo carro identificou-se à PRF com uma CNH de outra pessoa, mas logo confessou que ela havia sido comprada. Além disto, uma quantidade de 10 gramas de maconha foi encontrada com o condutor do veículo.O grupo foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Santa Isabel.

Em 2007, Pedro José foi condenado pela Justiça cearense a 47 anos de prisão. Na operação para furtar o BC de Fortaleza, ele administrou as escavações do túnel de 78 m de comprimento, 70 cm de altura e quatro metros de profundidade. A parte final era um poço, que ainda atravessava um metro de concreto maciço.

Márcio Teles
redacaoportal@opovo.com.br 

Camila Holanda
camilaholanda@opovo.com.br 

 

TAGS