PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza registra 1ª morte por dengue hemorrágica em 2012

20:51 | 23/03/2012
Um vigilante de 24 anos de idade foi o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica registrado em Fortaleza em 2012. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 23, no boletim semanal da dengue, emitido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo o gerente da célula de vigilância epidemiológica da SMS, Antônio Lima, o jovem era morador do bairro Presidente Kennedy e faleceu, dia 10 de março, no Instituto Dr. José Frota (Frotinha) do Antônio Bezerra.

Segundo Antônio Lima, o paciente apresentou os sintomas ao ser atendido no Frotinha, mas se recusou a permanecer no hospital. "Conversei com a diretoria do hospital e fui informado que o paciente foi relutante em ficar no hospital. Ele foi para casa e quando retornou ao hospital estava com o quadro bastante avançado. Ele retornou com queda de pressão e tontura, indícios de risco de choque clínico", afirmou.

Pelos registros da Secretaria, o paciente foi atendido no dia 8 de março, internado no dia seguinte e faleceu dia 10. De acordo com Lima, que também é médico, a dengue hemorrágica avançou de modo rápido e o paciente não resistiu.

Segundo Lima, estão surgindo casos inéditos de dengue de sorotipo 4. "Há muitas formas da doença que não encontrávamos antes, por isso estamos muito atentos. Embora não tenhamos um número muito grande de casos, o que nos preocupa é por ser um tipo novo e a população ainda não desenvolveu resistência", afirma. A Secretaria não confirmou o sorotipo no caso do vigilante.

Apesar de ser uma dengue pouco conhecida no Estado, o gerente da célula de vigilância epidemiológica afirma que os dois casos do sorotipo 4 confirmados em Fortaleza foram leves. Antônio Lima alerta que é importante manter prevenção para evitar a transmissão da doença e, no caso de contágio, cuidados logo no início das manifestações dos sintomas.

De janeiro a 17 de dezembro de 2011, houve 24 casos de óbito provocados por dengue hemorrágica em Fortaleza.

Márcio Teles
marcio.teles@opovo.com.br
 

TAGS