PUBLICIDADE
Notícias

Estátuas de Iracema serão restauradas

21:33 | 22/03/2012
Depois de pintar de verde a estátua da índia Iracema, construída na Lagoa de Messejana, e causar polêmica entre visitantes e moradores, a prefeitura de Fortaleza anuncia a reforma das estátuas da personagem instaladas no Mucuripe e na Praia de Iracema.

Segundo a prefeitura, a restauração será feita em parceria com a iniciativa privada. O monumento da Praia de Iracema foi feito pelo escultor cearense Zenon Barreto, enquanto o monumento do Mucuripe foi idealizado pelo pernambucano Corbiniano Lins.

Técnicos da Secretaria Executiva Regional (SER) II e do Departamento de Patrimônio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) planejam os serviços de reparo, mas a prefeitura não divulgou o cronograma das obras.

As estátuas homenageiam a personagem mais famosa do escritor cearense José de Alencar (1829-1877). Conhecida como "virgem dos lábios de mel", Iracema, que também deu nome ao livro, foi instituída como ícone cultural de Fortaleza pela Lei 9.884/11, sancionada pela prefeita Luizianne Lins em 30 de dezembro de 2011.

Com a ação de restauro, a Prefeitura busca preservar o patrimônio histórico do Município e conservar Iracema como uma das referências culturais da cidade.

Entenda a notícia
Em dezembro de 2011, os moradores de Messejana, em Fortaleza, foram surpreendidos pela mudança na cor da estátua da índia Iracema, personagem do escritor José de Alencar. Após a reforma, a cor prata da estátua foi mudada para verde escura.

O monumento foi inaugurado em 1º de maio de 2004 e é considerado um dos símbolos de Messejana. A estátua tem 12 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares, e pesa 16 toneladas, com estrutura de aço revestida por uma resina especial.

Redação O POVO Online

TAGS