PUBLICIDADE
Notícias

Em meio a polêmica, primeira Unidade de Pronto Atendimento 24h é inaugurada em Fortaleza

17:22 | 21/03/2012

Em meio a polêmica troca de fagulhas entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) da Capital será inaugurada nesta quinta-feira, 22. A unidade terá uma área de 1.300 metros quadrados e fica na Praia do Futuro. O atendimento começa a funcionar nesta sexta-feira, 23, com serviços de urgência e emergência. O equipamento será entregue pelo governador Cid Gomes e pelo secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. 


Segundo a Secretaria da Saúde, a UPA irá todos os dias da semana e espera-se que reduza o movimento de pacientes nas emergências dos hospitais, principalmente, a do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Serão oferecidos 450 atendimentos por dia e a unidade terá 15 leitos, com uma equipe com 128 profissionais de saúde, sendo 43 médicos e 18 enfermeiros.

Polêmica
As UPAs foram alvo de polêmica entre membros do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. Em fevereiro deste ano, a prefeita Luizianne Lins telefonou para o governador Cid Gomes para conversar sobre matéria publicada pelo O POVO em mostrando a situação das unidades, que estavam em construção.

 

Dias antes, Ivo Gomes, irmão e chefe de gabinete de Cid, anunciou que o Estado não tinha “coragem” de entregar a gestão das UPAs à Prefeitura, por desconfiar da competência para gerir o equipamento.

No entanto, Luizianne disse ter sido comunicada pela secretária municipal da Saúde, Ana Maria Fontenele, que a Secretaria da Saúde do Estado manifestou intenção de manter a unidade de saúde ao longo de 2012, mas transferi-la em 2013, quando assumirá o novo prefeito.

 

Luizianne, então, disse a Cid que, independentemente do que afirmou o irmão do governador, não deseja a transferência e ela irá formalizar em documento que o Município abre mão da atribuição em favor do Estado.

 

Redação O POVO Online 

TAGS