PUBLICIDADE
Notícias

Crianças com lábio leporino serão operadas em Fortaleza

15:46 | 30/03/2012
Crianças que nasceram com lábio fissurado podem fazer a cirurgia corretiva de graça em Fortaleza. A ONG Operação Sorriso do Brasil e o Hospital Infantil Albert Sabin irão selecionar 100 crianças para realizar a cirurgia reconstrutiva. A seleção será feita no hospital nos dias 24 e 25 de abril.

As intervenções ocorrem entre os dias 28 de abril e 02 de maio, a partir das 8 horas, no próprio hospital

No primeiro dia de triagem, dia 24 de abril, serão selecionadas as crianças e adolescentes do interior do Estado. No dia 25 de abril, haverá a seleção de pacientes de Fortaleza e Região Metropolitana. A lista com os nomes das crianças selecionadas será divulgada dia 26.

As crianças que desejam ser atendidas no mutirão devem fazer pré-inscrição, no próprio Hospital, nos dias indicados e apresentar documentação. A hospedagem, o transporte e a alimentação dos pacientes e familiares que vierem de fora da cidade também serão fornecidos sem custo. Para isso, a ONG conta com o apoio da Marinha do Brasil e das casas de apoio Casa do Menino Jesus e Lar Amigos de Jesus.

Cerca de 60 profissionais brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas de saúde irão trabalhar como voluntários durante o mutirão. As operações serão realizadas em cinco salas do centro cirúrgicos.

Essa é 14ª edição da Operação Sorriso do Brasil no Ceará. Na Operação Sorriso de 2010, foram operadas 80 crianças. Desde 1997, mais de 1.500 pessoas voltaram a sorrir. A operação é relativamente rápida, em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia, o paciente está liberado para retornar para casa.

Lábios leporinos
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças nasce com fissura lábiopalatina no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. As conseqüências da fissura na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Freqüentemente, observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.
Além do Hospital Infantil Albert Sabin, o projeto é realizado em parceria com Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Saúde, Associação Beija-flor, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, Casa do Menino Jesus, Lar Amigos de Jesus, Comitê de Combate a Fome pela Vida (COEP), Colgate-Palmolive, ETHICON, Johnson & Johnson, F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI.


SERVIÇO:
Operação Sorriso do Brasil 2012
Data seleção dos pacientes: 24 de abril (pacientes do Interior do Estado) e 25 de abril (pacientes de Fortaleza e Região Metropolitana)
Data divulgação dos pacientes selecionados: 26 de abril
Data cirurgias: 28 de abril a 02 de maio
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Bairro Vila União - Fortaleza / Ce)
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações: (85) 3101-4288 (Ambulatório)

Da Redação O POVO Online

TAGS