PUBLICIDADE
Notícias

Alegria e inteligência em 65 anos de carreira

15:15 | 23/03/2012
Nascido em Maranguape, região serrana do Ceará, Chico Anysio se mudou ainda cedo, aos oito anos de idade, com sua família para o Rio de Janeiro. Na década de 1950, o artista iniciou carreira como radialista e comentarista de futebol na Rádio Guanabara. Nesta sexta-feira, 23, Chico deixa uma história de 65 anos de carreira.

Chico começou a engatinhar como ator ainda na época cinquentista, quando passou a escrever roteiros e atuar em filmes da companhia Atlântida Cinematográfica, berço de diversos outros importantes ícones do cinema brasileiro, como Oscarito e Grante Otelo.

O comediante chegou às telinhas em 1957. Através dos programas “Noite de Gala” (1957) e “Só Tem Tantã” (1959), ambos da TV Rio, Chico Anysio logo chamou a atenção pelo seu humor nato. Tempos depois, ganhou seu próprio show televisivo, o Chico Total.

Dotado de muita criatividade, o humorista criou 209 personagens ao longo de sua carreira, cada um com trejeitos e cacoetes característicos. Em 2007, a variedade de figuras criadas por Chico rendeu um livro especial do cartunista Ziraldo, chamado "É mentira, Chico?" (2007).

Com inteligência, administrou suas aventuras por outros campos de atuação com competência. Chico, além da atividade como humorista, atuou no jornalismo esportivo, teatro, literatura, pintura e música (compôs e gravou algumas canções).

Alguns de seus filhos também se enveredaram pelo meio artístico: o ator Lug de Paula, o comediante Nizo Neto, o ator André Lucas, o diretor de imagem Rico Rondelli, o DJ Cícero Chaves e o humorista Bruno Mazzeo.

Chico Anysio, além de seus programas, também atuou em algumas novelas da Rede Globo, como “Que Rei Sou Eu?” (1989), "Tieta" (1989), “Terra Nostra” (1999), “Sinhá Moça” (2006) e “Caminho das Índias” (2009).

Redação O POVO Online

TAGS