PUBLICIDADE
Notícias

A vertente musical de Chico Anysio

18:42 | 23/03/2012

Homem de muitas artes, Chico Anysio era mestre na escrita e em fazer sátiras. Eis que, além de humorista, ator, escritor e roteirista, o artista também explorou sua vertente de compositor musical.

Na década de 1970, em meio ao movimento da Tropicália, Chico juntou-se a Arnaud Rodrigues e criaram a dupla “Baiano e novos Caetanos”, uma sátira de Caetano Veloso e do grupo Novos Baianos. A dupla Baiano (Chico satirizando Caetano Veloso) e Paulinho Boca de Profeta (Arnauld Rodrigues troçando Paulinho Boca de Cantor, do grupo Novos Baianos) apresentava-se no programa “Chico City”.

Mesmo sendo uma troça, as canções eram repletas de engajamento, em cima de arranjos instrumentais com violões, acordeons e vários outros instrumentos. Dentre as composições do trio, estão a clássica “Vô batê pá tu”, “Urubu tá com raiva de Boi” e a belíssima “Sete luas”.

Chico, no entanto, não era tão assíduo como compositor. Seus trabalhos eram mais esporádicos. Ainda assim, diversos cantores gravaram seus trabalhos, como Alcione e Mussum, que cantaram "Rio antigo” (parceria com Nonato Buzar). Orlandivo também foi parceiro do artista e, juntos, compuseram Juazeiro (Chico Anysio/ Orlandivo /Durval Ferreira).

Por não ter investido como compositor, Chico gravou apenas um disco, o "Baiano e Novos Caetanos", ao lado do parceiro Arnauld Rodrigues. A propósito, Arnould foi a pessoa quem com quem mais o artista compôs. 


Camila Holanda
camilaholanda@opovo.com.br

TAGS