PUBLICIDADE
Notícias

21 veículos são autuados com índice de emissão de fumaça negra acima do permitido por legislação

16:22 | 05/03/2012

Durante blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, 21 veículos foram autuados com índice de emissão 60% superior ao permitido pela legislação. O projeto é da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e durante o período de 28 de fevereiro a 1º de março, 370 veículos foram vistoriados.

 

As ações ocorreram em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março, respectivamente. De acordo com a Semace, o objetivo do programa é combater a emissão de fumaça negra e diminuir a poluição atmosférica causada pela emissão de material proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados, como ônibus, caminhões, caminhonetas e transportes alternativos.

 

Para medir o índice de fumaça emitido pelos automóveis, a equipe técnica utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total Durante a vistoria, o técnico faz uma comparação dos níveis colorimétricos da escala com a cor do material particulado expelido pelo escapamento do veículo.

 

Quando as emissões se enquadram em 20 e 40%, elas estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100%, o veículo recebe uma multa, que pode variar de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,32, dependendo da intensidade de fumaça negra.

 

Redação O POVO Online 

 

TAGS