PUBLICIDADE
Notícias

Movimento no IJF não surpreende médicos durante o Carnaval

20:29 | 21/02/2012
O movimento no maior hospital de traumatologia do Ceará, o Instituto José Frota (IJF), esteve dentro do esperado para o período de Carnaval até a tarde desta terça-feira, 21. De acordo com o chefe da equipe plantonista do hospital, Dr. Lázaro Jales, os atendimentos devem se intensificar nesta quarta-feira, 22.

Durante a visita de O POVO pelo hospital, pode-se observar um cenário um tanto quanto tranquilo para um período onde o consumo de álcool se intensifica. Mas há explicação. As pessoas só começaram a voltar no final do dia de hoje. "Quando as pessoas começam a voltar é que esse número aumenta", explica o médico. Segundo ele, o período é o terceiro de maior movimento. "Primeiro temos o Reveillon e, depois, a Semana Santa. Nesses dois períodos, as pessoas ficam em Fortaleza e, por isso, o movimento aqui se intensifica. No Carnaval, muita gente sai da cidade".

Assim como acontece em outras datas, os maiores responsáveis pela entrada de pacientes é a moto e a arma de fogo. "Não há fiscalização. Enquanto isso não acontecer, não tem como diminuir esses casos.", lembra o médico. "O que nos chama atenção é que os pacientes chegam em situação cada vez mais grave.". Dr. Jales diz ainda que em cerca de 60% dos casos que envolve acidente de trânsito, o condutor chega com indícios de ingerência de bebida alcoolica.

O IJF preparou esquema especial de plantão para o período de Carnaval. Foram 35 médicos plantonistas por turno nas áreas de clínica médica, anestesiologia, pediatria, traumatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ultrassonografia, tomografia e cirurgias geral, pediátrica, vascular, plástica,neurológica e odontológica.

O balanço do Carnaval ainda não foi divulgado pelo IJF, o que irá acontecer somente amanhã à tarde. No ano passado, houve queda de 16% nos atendimentos quando comparado com o mesmo período de 2010.

Redação O POVO Online, com informações do repórter Emmanuel Macêdo

TAGS