PUBLICIDADE
Notícias

Integrantes de grupo de extermínio que atuava em Fortaleza vão a julgamento

A dupla é acusada de participar do assassinato de Lenimberg Rocha Clarindo, com vários tiros, na noite do dia 18 de julho de 2006

09:58 | 13/02/2012

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará marcou para a próxima quarta-feira, 15, a realização de júri popular para julgar Silvio Pereira do Vale da Silva, motorista, e Pedro Cláudio Duarte Pena, cabo da Polícia Militar do Estado, acusados de integrar um dos grupos de extermínio que atuavam em Fortaleza.

Os dois são acusados de participar do assassinato de Lenimberg Rocha Clarindo, com vários tiros, na noite do dia 18 de julho de 2006.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia do crime, o policial Claudionor Pereira da Silva fora assassinado por assaltantes. Logo um grupo de policiais saiu à procura dos criminosos, identificados como Abel de Araújo Soares, Antônio Wagner da Silva Soares e o adolescente Rômulo Alves da Silva. O adolescente foi preso e levado à Delegacia da Criança e do Adolescente, onde morreu horas depois.

O grupo continuou à procura dos outros dois. Como Lenimberg era muito parecido com Abel, conhecido assaltante da região, os matadores o confundiram: oito policiais invadiram a casa de Lenimberg à noite o assassinaram com vários tiros.

A investigação dos grupos de extermínio no Ceará contou com a participação da Polícia Federal, já que policiais estaduais estavam envolvidos e dificultavam a apuração. O caso a ser julgado na quarta-feira está sendo acompanhado pela Corregedoria Nacional de Justiça, por meio do Programa Justiça Plena.

Há, porém, outros processos contra grupos de extermínio no Ceará incluídos no Justiça Plena. Um deles é o do grupo era formado por policiais militares e ex-policiais, chefiados pelo major José Ernane de Castro Moura, segundo a denúncia do Ministério Público.

Os promotores relatam que o grupo fazia a segurança de empresas e até de instituições públicas.

Redação O POVO Online, com informações da Agência CNJ de Notícias

TAGS