PUBLICIDADE
Notícias

Cães do bairro Jardim Guanabara recebem coleiras preventivas contra o calazar

Em Fortaleza, o Jardim Guanabara é o quinto bairro com maior incidência de calazar, com uma média de seis casos por ano

15:05 | 28/02/2012
Cerca de 1.300 cães do bairro Jardim Guanabara, em Fortaleza, poderão receber coleiras que previnem a transmissão da leishmaniose visceral, o calazar. O Centro de Controle de Zoonoses, a Secretaria Executiva Regional (SER) I e a empresa Avipec darão início ao encoleiramento gratuito dos animais, nessa quarta-feira, 29, das 8h às 12h, no Centro de Saúde da Família (CSF) Rebouças Macambira (Rua Creuza Rocha, s/nº - Jardim Guanabara).

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o exame para verificar a positividade de cães para o calazar e a aplicação das coleiras serão realizados por 25 agentes sanitaristas. “É a primeira vez que esse tipo de ação acontece na capital. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, outras experiências como essa já foram realizadas em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, e em São Paulo, tendo obtido bons resultados com a redução da transmissão do calazar”, defende a SER I.

Além do encoleiramento, os agentes sanitaristas farão visitas às residências do bairro Jardim Guanabara, entre 7h30 e 17h, também para realização de exame de calazar em cães e aplicação das coleiras. Os animais que apresentarem resultado positivo para a doença serão recolhidos e sacrificados.

O Jardim Guanabara é o quinto bairro com maior incidência de calazar, com uma média de seis casos por ano. Os bairros com maior índice em Fortaleza são Barra do Ceará (1º), Messejana (2º), Bom Jardim (3º) e Jangurussu (4º).

Em 2011, a doença acometeu 5.024 cães e 218 humanos em Fortaleza, segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza. A coleira contém o inseticida deltametrina e é eficiente por proteger os cães das picadas dos flebótomos (mosquitos transmissores do calazar), evitando desta forma que aqueles sejam infectados. A coleira protege o animal por até seis meses. Ao ser liberada, a deltametrina atua sobre os insetos, que morrem quase que imediatamente.

Redação O POVO Online

TAGS