PUBLICIDADE
Notícias

Agentes desocupam prédio da AMC e seguem para Guarda Municipal

10:32 | 08/02/2012

Atualizada às 12h42min

Os agentes de trânsito em greve desocuparam, no fim da manhã desta quarta-feira, 8, a sede da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). A categoria segue agora para a sede da Guarda Municipal, no bairro Rodolfo Teófilo, com a assessoria jurídica do Sindifort, para se inteirar da convocação feita pela Prefeitura de agentes de trânsito ainda em fase probatória.

A categoria aguarda proposta da Prefeitura para as 15 horas, ocasião em que haverá nova rodada de negociações na sede do Sindifort, no Centro, envolvendo o Fórum Unificado dos Servidores e o secretário municipal da Administração, Vaumik Ribeiro.

Às 18 horas, os agentes de trânsito realizaram, em frente à sede da AMC, nova assembleia geral quando avaliarão a proposta apresentada pelo Município.

Reintegração do prédio

A Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) obteve nesta quarta-feira, 8, reintegração de posse do prédio do órgão, ocupado por agentes de trânsito grevistas desde a última segunda-feira, 6. Neste momento, o prédio passa por uma vistoria, realizada pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

O titular da Secretaria Municipal de Administração (SAM), Vaumik Ribeiro, esteve na AMC, numa tentativa de discutir as reivindicações da categoria. Além de um acordo, os agentes querem a garantia de que não serão punidos quando decidirem desocupar o prédio.

A vistoria foi acompanhada pelo diretor do Departamento Administrativo-Financeiro da AMC, Assis Martins, e pelo vereador Walter Cavalcante (PMDB). O trabalho teve o objetivo de verificar se houve algum tipo de dano ao patrimônio público. Todas as dependências do prédio foram avaliadas, bem como as viaturas usadas pelos agentes. Não foram constatadas irregularidades.

Estágio probatório

Sobre a possibilidade de punição aos agentes que se encontram em estágio probatório de três anos, Eriston Ferreira, agente de trânsito e vice-presidente do Sindfort, afirmou ao O POVO que não concorda com a medida. Para ele, o direito de greve é garantido para todos, independente do tempo de trabalho.

Conforme O POVO publicou nesta quarta-feira, 8, o titular da Procuradoria Geral do Município, Martônio Mont’Alverne, disse que alguns agentes estariam cometendo atos de vandalismo dentro da autarquia. Dos 421 agentes da AMC, 153 encontram-se no estágio probatório.

A reintegração de posse do prédio da AMC foi pedida pela Prefeitura de Fortaleza na última segunda-feira, 6. Na ocasião, a prefeita Luizianne Lins declarou que os servidores usaram de violência para invadir a unidade, agredindo com spray de pimenta os funcionários que não aderiram às paralisações. Segundo ela, as imagens gravadas pelo circuito interno de TV do prédio serão avaliadas para que os responsáveis pelo ato sejam identificados e punidos.

Redação O POVO Online e Blog do Eliomar

TAGS