PUBLICIDADE
Notícias

Solidariedade 2.0 - Quando uma "curtida" vai além da diversão

20:17 | 06/01/2012

As formas de ser solidário têm se ajustado às mudanças sociais. A população busca novas formas de se mobilizar em prol de uma boa causa: ajudar o próximo. Em Fortaleza, recentemente, um caso chamou atenção, uma jovem em busca de doadores de plaquetas para ajudar sua amiga diagnosticada com Leucemia.

#CorrentedoBem, a campanha começou na Internet e é um exemplo de solidariedade no mundo virtual. A idealizadora do movimento é a jornalista Denise Mustafa que, junto com algumas amigas, decidiu mobilizar pessoas conhecidas para ajudar a advogada Tainah Picanço. Ela foi diagnosticada com Leucemia Mielóide Aguda e precisa de doação de sangue e plaqueta durante o tratamento.

De acordo com Denise, que trabalha com mídias sociais, a mobilização começou por meio de e-mails que solicitavam doações para Tainah. Pouco tempo depois, surgiu a ideia de criar uma página na rede social Facebook para agregar informações e tirar dúvidas das pessoas sobre doação.

Com menos de um mês de movimentação da campanha, 372 pessoas já curtiram a página no Facebook, e o Hemoce registra mais de 250 doações efetuadas para Tainah.

A partir da campanha, o número de doadores que vai até o Hemoce ou aos postos de coleta fazer a triagem para doação é quase o dobro dos que já doaram. Segundo Denise, as doações não são utilizadas apenas por Tainah. O objetivo é manter a campanha para ajudar outras pessoas.


@VaiDoa
A campanha #CorrentedoBem tem inspiração em outro movimento solidário nas redes sociais, afirma Denise Mustafá. O movimento @VaiDoa surgiu na Internet, em São Paulo, após a blogueira Carol Rocha ser atropelada por um ônibus e precisar de transfusões de sangue, em agosto de 2011. Depois do período de recuperação no hospital, Carol resolveu criar a campanha para repor a quantidade de bolsas utilizadas pelo hospital.

No blog de Carol Rocha, é possível acompanhar toda a história do acidente e da recuperação da garota até a criação e manutenção da campanha que até hoje é referência no apoio à doação de sangue no Brasil.

É sempre tempo de doar
O período entre o fim do ano e o carnaval é um dos que o Hemoce mais precisa abastecer o estoque de doações para atender a demanda dos hospitais. O Hemoce conta com cinco unidades distribuídas no interior (Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte), um hemocentro coordenador, um posto de coleta no Instituto José Frota (IJF), e unidades móveis, na Capital.

Serviço
Para doar, é preciso estar com a saúde em dias, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar documento com foto. Os menores de 16 anos só podem doar com o consentimento dos pais.
    
No site do Hemoce, é possível tirar dúvidas sobre doações e consultar os horários de atendimento.

 

Jéssica Welma, especial para

Redação O POVO Online

 

TAGS