PUBLICIDADE
Notícias

Mais 10 egressos têm oportunidade de trabalho nas obras do Castelão

A cointinuidade do projeto "Mãos que constroem" dá oportunidade de reinserção na sociedade para detentos do regime semiaberto

16:45 | 10/01/2012

Mais 10 detentos que cumprem a pena nos regimes semiaberto terão a oportunidade de trabalhar nas obras de preparação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A iniciativa de inclusão social faz parte do acordo entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará e a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) que já conta com vinte presos empregados nas obras do estadio Castelão.

A cointinuidade do projeto "Mãos que constroem" para a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo, corresponde no compromisso do Ceará com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) buscando a inserção da mão de obra carcerária no mercado de trabalho.

Segundo a assistente social da Sejus, Renata da Costa, a seleção foi rigorosa na identificação dos perfis que a empresa exige. "O primeiro passo foi uma busca no banco de talentos do Napae para identificarmos pessoas com aptidões para a construção civil e que não tinham limites impostos pela saúde. Em seguida, fizemos os contatos e averiguação das sentenças com os Juízes. A etapa seguinte é a avaliação da equipe de psicólogos e assistentes sociais para entrevistas e aplicação de testes". 

Por fim, foi realizada em dezembro a II Oficina de Inserção Laboral: Conduta Ética no Trabalho na Construção de Novos Horizontes Curso de Ética Integral para estes 17 egressos. Na ocasião, foram ministradas palestras motivacionais, discussões, dinâmicas de grupo e momentos de reflexão. Os temas abordados foram conduta ética no trabalho, assiduidade, pontualidade, compromisso, responsabilidade e contratos de trabalho. As aulas aconteceram na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização (EGPR) e culminou na escolha dos dez apenados que ocupam as próximas vagas. Em janeiro, eles realizam os exames de saúde e providenciam a documentação para ingressar na equipe de trabalhadores do Castelão.

 

 Redação O POVO Online

 

 

TAGS