PUBLICIDADE
Notícias

Justiça dá prazo de 5 dias para Inep responder sobre acesso à redação do Enem

O Ministério Público Federal no Ceará fez o pedido à Justiça Federal no fim da tarde desta terça-feira, 10

20:32 | 10/01/2012
A Justiça Federal no Ceará deu prazo de cinco dias para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) se pronuncie sobre pedido do Ministério Público Federal para que todos os alunos tenham o direito de vista à prova de redação e possam pedir revisão da nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais de 70 participantes já conseguiram por meio de ação judicial ter acesso à correção da prova e 28 passaram por processo de revisão, mas apenas um estudante teve a pontuação alterada.

Além disso, também em cinco dias o Inep deverá prestar informações sobre critério utilizado para aferição das notas dos alunos do Colégio Christus, que tiveram anuladas 14 questões do Enem 2011.

O procurador Oscar Costa Filho, autor de várias ações relacionadas ao exame, defende que a extensão das liminares obtidas individualmente por alguns candidatos é “a única via idônea para preservar os direitos violados dos estudantes”.

A nota do Enem pode ser usada para pleitear vagas em universidades públicas brasileiras por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para o primeiro semestre de 2012 estão disponíveis 108 mil vagas. As inscrições do Sisu começaram à meia-noite de sexta-feira, 6, e terminam na quinta-feira, 12.

Redação O POVO Online
 

TAGS