PUBLICIDADE
Notícias

Garis da Capital entram em acordo com empresa e devem encerrar greve

Categoria deve ainda realizar assembleia na noite de hoje

10:34 | 11/01/2012

Garis de Fortaleza que deflagraram paralisação na última sexta-feira, 6, conseguiram acordo em uma mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT) na tarde desta terça-feira, 10. Após sete horas de audiência de mediação, alguns pontos da pauta de reivindicação dos trabalhadores foram acordados.

Os trabalhadores, conforme o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Seeaconce), Josenias Gomes Pereira, se comprometeram a voltar ao serviço normal. Ele enfatizou que o conflito coletivo só não estará conciliado se os cerca de 400 trabalhadores, por sua maioria, discordarem das cláusulas acordadas. Ele prometeu realizar assembléia com a categoria ainda na noite desta quarta-feira, 11.

Já a Ecofor se comprometeu a não efetuar descontos decorrentes da paralisação realizada entre sexta-feira, 6, e ontem, 9, embora admita que poderá analisar eventuais condutas disciplinares individuais abusivas.

 

Acordo

 

Segundo informações o MPT, até às 21 horas da reunião, foram acordadas questões relativas a férias, horas extras, água potável, alimentação, coleta de lixo domiciliar, descontos em contracheque, horário de almoço e descanso, transporte e canal de diálogo entre empresa e trabalhadores. Ficou acordado que as horas extras levantadas pela empresa relativas ao período de 16 de novembro a 15 de dezembro de 2011 serão pagas até o próximo dia 16. As do período posterior e eventuais diferenças de 13º salário, férias e feriados serão pagas até 31 de janeiro.

A Ecofor também se comprometeu a respeitar a legislação no que se refere ao horário de almoço e descanso, esteja o trabalhador na empresa ou em campo, e a convenção coletiva vigente dos trabalhadores de manutenção.

Redação O POVO Online

TAGS