PUBLICIDADE
Notícias

88% dos recursos hídricos têm qualidade satisfatória, diz Semace

Os 11,82% que não atenderam aos padrões de qualidade estão localizados em áreas de grandes adensamentos populacionais

13:43 | 24/01/2012

Mais de 88% dos rios e afluentes monitorados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em 2011 tiveram suas águas consideradas satisfatórias. O dado é resultado do Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos do Ceará, que consiste em atividades de acompanhamento sistemático da qualidade ambiental.

Segundo a Semace, para realizar esse trabalho, foram coletadas amostras em quatro ocasiões durante o ano, nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. A periodicidade foi definida com a finalidade de ver como os recursos hídricos respondem em épocas distintas, como de chuva e estiagem.

Ao todo, são 102 pontos de coletas, nas 11 bacias hidrográficas do Ceará. Na oportunidade, são analisados parâmetros físico-químicos e biológicos dos corpos d’água selecionados.

Os 11,82% que não atenderam aos padrões de qualidade estão localizados em áreas de grandes adensamentos populacionais. A situação encontra-se mais crítica para os rios que cortam a cidade de Fortaleza, como Cocó, Ceará e Maranguapinho. Para o gestor ambiental da Semace, Lincoln Davi Mendes, isso ocorre, principalmente, pela presença de esgotos clandestinos, adensamento urbano e disposição inadequada de lixo às margens dos recursos hídricos.

Redação O POVO Online

TAGS