PUBLICIDADE
Notícias

293 veículos são vistoriados em três bairros da Capital

As ações, realizadas de 11 a 13 deste mês, teve o objetivo de coibir a emissão da fumaça negra dos veículos movidos a diesel

11:54 | 16/01/2012

293 veículos foram vistoriados e 15 foram autuados no programa em Fortaleza no Programa de Combate à Fumaça Negra, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). As ações, realizadas de 11 a 13 deste mês, teve o objetivo de coibir a emissão da fumaça negra dos veículos movidos a diesel. As fiscalizações ocorreram nas avenidas José Bastos (Rodolfo Teófilo), Dedé Brasil (Serrinha) e Bezerra de Menezes (São Gerardo), respectivamente.

Foram notificados os veículos que apresentavam índices de poluentes superior a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann. As medições do índice de fumaça negra são feitas com a utilização da escala de Rigelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado.

Portaria da Semace estabelece que veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,33.

Durante as fiscalizações, a Semace contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC).

Redação O POVO Online

TAGS