PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL tv_opovo

Série cearense que aborda desigualdade social estreia sexta-feira, 27, na TV O POVO

Produção jovem tem como um dos objetivos movimentar a cena audiovisual do Estado

26/09/2019 11:31:21
Protagonismo feminino é destaque na série
Protagonismo feminino é destaque na série

Estreia esta sexta-feira, 27, às 19h30, na TV O POVO, a nova série adolescente cearense do canal, Lana & Carol. Os 13 episódios contam a história de duas adolescentes de 14 anos que, apesar de morarem na mesma rua, vivem realidades socioeconômicas completamente diferentes. A estreia será exibida simultaneamente no Porto Iracema das Artes, em um evento aberto ao público, com a presença de atores e diretores em um debate sobre a série e o cenário atual do audiovisual.

Enquanto Lana (Nicoly Mota) precisa de um emprego e está tentando montar uma rádio comunitária na periferia onde mora, Carol (Marina Zonari), uma youtuber bem-sucedida, acabou de se mudar para um novo apartamento e não consegue se habituar à rotina. Quando as duas vizinhas se encontram, a amizade que surge possibilita que ambas amadureçam e encontrem a própria voz.

Transitando entre os gêneros da comédia e do drama, a produção pretende, a partir de um tom espontâneo, levantar debates sobre desigualdades sociais e desconstrução de privilégios no contexto cearense e brasileiro.

A série foi criada por Natália Maia e Samuel Brasileiro, também responsáveis pela direção geral, e por Marina Morais e Daniel Filipe. A produção executiva foi assinada por Allan Deberton e Clara Bastos, das produtoras cearenses Deberton Filmes e Praia à Noite. O produto foi realizado a partir do edital federal de TVs Públicas de 2015.

A ideia de abordar a desigualdade social na produção surgiu por meio do edital. Com esse tema em mãos, foi possível observar o abismo presente em alguns bairros de Fortaleza, nos quais prédios luxuosos dividem rua com casas simples e periféricas, e colocar esses dois lados para conversar.

O protagonismo feminino também é um tema de grande destaque na série. Além das duas protagonistas, as mães e amigas das jovens ganham arcos importantes de desenvolvimento. “A gente queria mostrar na série a multiplicidade de ser mulher e a gente tenta trazer isso para nossa equipe, temos uma equipe feminina muito grande. Assim, nossas próprias histórias também são levadas em conta no processo e isso era fundamental”, explica Natália Maia.

As expectativas para a estreia da série são as melhores possíveis porque, como comenta Samuel Brasileiro, finalmente “as pessoas para quem a gente fez a série vão assistir”, e completa: “Uma série daqui da cidade, feita por pessoas daqui, que vai ser exibida num canal de televisão de Fortaleza. É muito importante que a gente assista e que a gente apoie cada vez mais a produção que tem sido feita aqui. O que a gente também quer é fazer borbulhar um pouco mais a nossa produção audiovisual”.

TV O POVO

A exibição da série pela TV O POVO faz parte de um novo projeto, o Mais Telas, em comemoração aos 12 anos do canal, que tem como objetivo abrir espaço na grade de programação para exibir séries disponibilizadas pela TV Pública.

“Isso vai incluir curtas, séries, documentários... o objetivo é divulgar toda essa produção audiovisual, porque, em geral, elas são feitas a partir de editais em que as produtoras participam, tem um ou outro lançamento, e depois se perde. Então a TV quer dar visibilidade a essa produção, dando preferência a produções cearenses, depois do norte e nordeste e depois do Brasil”, explica o gerente da TV O POVO, Chico Marinho.

Ele relata que a TV está se aproximando cada vez mais de produtoras independentes e locais e garante que grandes novidades estão por vir.

Estreia de Lana & Carol

TV O POVO: TV aberta - 48.1 | MULTIPLAY - 23 | NET - 24

Quando: 27/9/19

Horário: 19h30

 

Confira trailer exclusivo de Lana & Carol: