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Serviços gerais: investimento em capacitação é essencial

Trazer diferenciais para o trabalho que executa, seja em qualquer segmento, passou a necessidade primária na oferta de serviços. Na área de serviços gerais, a máxima também é uma realidade
11:08 | Abr. 06, 2018
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Ser especializado em um serviço é um das demandas mais importantes do mercado de trabalho. Dentro dessa perspectiva, o profissional de serviços gerais precisa de capacitação tanto para se diferenciar, quanto para executar o serviço de forma correta e com qualidade. Além dos princípios básicos de limpeza e organização, uma formação mais ampla também contribui para que haja maior autonomia por parte desses profissionais.
 
Um dos pilares para manter o aprendizado de zeladores e copeiras, por exemplo, é a realização de cursos por parte das empresas que oferecem profissionais do segmento. De acordo com Kleber Ferreira, gerente de operações do grupo Servnac, todos os trabalhadores de serviços gerais contratados pela empresa passam por um curso de formação logo nos primeiros dias, antes de serem enviados aos clientes. Após um período de quatro a seis meses, dependendo da necessidade, os zeladores passam por novos treinamentos. 
 
O gerente explica que, no passado, o profissional de zeladoria não era visto com a importância que tem. Hoje, é preciso saber quais produtos são específicos para determinado ambiente, o que não utilizar em um local diferente, entre outros aprendizados que permitem uma maior eficiência do profissional. “O grupo Servnac tem um centro de formação para isso. Além da teoria, temos prática também. Apresentamos os equipamentos, como diluir um produto etc. Temos montados alguns ambientes com diversos tipos de pisos, de revestimentos”, explica Ferreira.

 
Luísa Diógenes, coordenadora de recursos humanos do grupo Servnac, conta que, no começo, é comum que os profissionais fiquem retraídos quanto ao treinamento, mas que as palestras conseguem dar dinamismo ao aprendizado. “No treinamento, abordamos postura, apresentação aos clientes, maneira de se vestir, uso indevido de gírias. Nós provocamos os colaboradores a falar, simular o dia a dia deles.”
 
Outro ponto que Luísa traz é o de desenvolvimento de competências. “Fazemos com que a pessoa tenha crescimento pessoal e profissional, para agregar valor não somente a si próprio, mas também ao ambiente no qual ela esteja”.
 
A coordenadora relembra que, antes, o contato com os profissionais era perdido após a contratação por parte de um cliente. A nova forma de relacionamento, com o aprendizado frequente, além de ampliar os conhecimentos da equipe de zeladoria, também causa um feedback positivo dos empregadores. “Quem atua na área sabe o quanto a visão dos empresários evoluiu. É só com o treinamento, que tem que ser continuo, que alcançamos grandes resultados.”
 
Dicas para ser um profissional de serviços gerais capacitado:

- Atentar ao traje adequado para o ambiente de trabalho;

- Estudar sobre as necessidades e particularidades do espaço onde irá atuar;

- Conhecer estratégias de organização que se moldem a cada local;

- Aprender quais produtos funcionam para tipos específicos de ambientes;

- Evitar o uso de gírias em ambientes inadequados;

- Ter compromisso com o horário correto de chegar ao trabalho.

Fonte: Servnac

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
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Ser especializado em um serviço é um das demandas mais importantes do mercado de trabalho. Dentro dessa perspectiva, o profissional de serviços gerais precisa de capacitação tanto para se diferenciar, quanto para executar o serviço de forma correta e com qualidade. Além dos princípios básicos de limpeza e organização, uma formação mais ampla também contribui para que haja maior autonomia por parte desses profissionais.
 
Um dos pilares para manter o aprendizado de zeladores e copeiras, por exemplo, é a realização de cursos por parte das empresas que oferecem profissionais do segmento. De acordo com Kleber Ferreira, gerente de operações do grupo Servnac, todos os trabalhadores de serviços gerais contratados pela empresa passam por um curso de formação logo nos primeiros dias, antes de serem enviados aos clientes. Após um período de quatro a seis meses, dependendo da necessidade, os zeladores passam por novos treinamentos. 
 
O gerente explica que, no passado, o profissional de zeladoria não era visto com a importância que tem. Hoje, é preciso saber quais produtos são específicos para determinado ambiente, o que não utilizar em um local diferente, entre outros aprendizados que permitem uma maior eficiência do profissional. “O grupo Servnac tem um centro de formação para isso. Além da teoria, temos prática também. Apresentamos os equipamentos, como diluir um produto etc. Temos montados alguns ambientes com diversos tipos de pisos, de revestimentos”, explica Ferreira.

 
Luísa Diógenes, coordenadora de recursos humanos do grupo Servnac, conta que, no começo, é comum que os profissionais fiquem retraídos quanto ao treinamento, mas que as palestras conseguem dar dinamismo ao aprendizado. “No treinamento, abordamos postura, apresentação aos clientes, maneira de se vestir, uso indevido de gírias. Nós provocamos os colaboradores a falar, simular o dia a dia deles.”
 
Outro ponto que Luísa traz é o de desenvolvimento de competências. “Fazemos com que a pessoa tenha crescimento pessoal e profissional, para agregar valor não somente a si próprio, mas também ao ambiente no qual ela esteja”.
 
A coordenadora relembra que, antes, o contato com os profissionais era perdido após a contratação por parte de um cliente. A nova forma de relacionamento, com o aprendizado frequente, além de ampliar os conhecimentos da equipe de zeladoria, também causa um feedback positivo dos empregadores. “Quem atua na área sabe o quanto a visão dos empresários evoluiu. É só com o treinamento, que tem que ser continuo, que alcançamos grandes resultados.”
 
Dicas para ser um profissional de serviços gerais capacitado:

- Atentar ao traje adequado para o ambiente de trabalho;

- Estudar sobre as necessidades e particularidades do espaço onde irá atuar;

- Conhecer estratégias de organização que se moldem a cada local;

- Aprender quais produtos funcionam para tipos específicos de ambientes;

- Evitar o uso de gírias em ambientes inadequados;

- Ter compromisso com o horário correto de chegar ao trabalho.

Fonte: Servnac

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