Grandes Nomes

Sociólogo Jessé Souza fala sobre elite, classe média e racismo na série Grandes Nomes

A transmissão ocorre hoje, 11, às 11 horas, nas redes sociais do O POVO, e às 16 horas na rádio O POVO/CBN. A entrevista também ficará disponível no site do especial

Nesta quinta-feira, 11, é a vez da série Grandes Nomes receber o sociólogo Jessé Souza. Autor de mais de 20 livros, artigos e ensaios, Jessé traça análises profundas sobre a construção da sociedade brasileira atual. A transmissão ocorre hoje, nas redes sociais do O POVO e da Rádio O POVO CBN, às 11h, e na rádio O POVO CBN FM 95.5, às 16h. Quem perder as transmissões pode ouvir essa e as demais entrevistas no site do especial.

Jessé Souza é graduado em direito e mestre em sociologia pela Universidade de Brasília (UNB), doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e fez pós-doutorado em psicanálise e filosofia na The New School of Social Research, em Nova York. Entre tantas obras, é possível destacar os livros “A elite do atraso'' e “A classe média no espelho”, materiais que procuram dissecar a história e o funcionamento desses grupos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O principal ponto abordado pelo estudioso é como o ódio de classe presente no Brasil e a construção do racismo herdado da escravidão explicam a divisão social de hoje. “A herança maldita que nós carregamos é a herança de menosprezar ou odiar o próprio povo. Você impede a formação de uma sociedade sem ressentimentos e ódio, na qual todos podem contribuir”, indica.

Durante a entrevista, ele explica que, para dominar um povo, é necessário inferiorizá-lo, lógica aplicada, principalmente, para o povo negro no País. Jessé também aponta os pilares do racismo no Brasil e a forte relação desse fator com a classe, já que, após a abolição da escravidão, houve uma continuidade política que manteve o negro no mesmo papel de servidão e marginalização.

Grandes Nomes

Grandes Nomes é uma série de entrevistas que o Jornal O POVO realiza há 20 anos, com personalidades relevantes nas mais diversas áreas. Este ano, o Grandes Nomes é transmitido entre os dias 8 e 12 de novembro, às 11h nas redes sociais do O POVO e da Rádio O POVO CBN, e às 16h na Rádio O POVO CBN FM 95.5. As entrevistas também estarão disponíveis no site do especial. Os nomes participantes são: Natália Pasternak (8/11), Luiza Trajano (9/11), Preto Zezé (10/11), Jessé Souza (11/11) e Ricardo Galvão (12/11).

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Grandes Nomes
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jessé souza racismo classe média

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar