PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL

Período natalino: capacitação é ferramenta para mercado de trabalho e universo empreendedor

Com unidades em Fortaleza, Aquiraz, Cedro, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Itapipoca, Maranguape, Quixadá e Sobral, o Senac/CE oferece cursos em diversas áreas

07:39 | 05/11/2018

Curso "Sobremesa Natalina" acontece no Senac Crato entre os próximos dias 10 e 14 de dezembro (Foto: Pixabay)
 

Não de hoje, o momento que antecede as festas de fim de ano vai além do significado do Natal e do Réveillon e se converte em oportunidade de negócio. Vestuário, turismo, gastronomia: são diversas as áreas que se preparam para atender a um maior contingente de pessoas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), este ano, as vendas do varejo devem ter crescimento de 2,3%, o que corresponde a uma movimentação de R$ 34,4 bilhões. Dados da entidade de dezembro do ano passado também ratificam o potencial econômico do período: em 2017, houve uma injeção de 34, 7 bilhões, alta de 4,8% em relação ao ano de 2016.

A projeção e a estimativa positivas para os segmentos de serviço e comércio são alicerces de centros de profissionalização e treinamento, que, pensando no calendário agitado de dezembro, oferecem qualificação a quem deseja uma vaga no mercado de trabalho ou mesmo empreender. Assim, aconteceu com Nayra Jucá. Amante da gastronomia, ela cursou, em 2016, "Preparação de Ceia Natalina" na unidade Centro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), a fim de aproveitar a época para gerar renda extra.

A enfermeira, que também se interessou pelo curso por costumar receber na noite de Natal aproximadamente 50 pessoas em sua casa, optou ainda pelo "Ceias por Encomenda". "O curso foi muito útil nas minhas produções nessa época natalina. Este ano, gostaria de fazer novamente com o intuito de acrescentar cardápio novo, porque meus clientes já estão querendo saber as novidades", comenta. Este ano, o curso "Preparação de Ceia Natalina" acontece a partir de 10 novembro, no Senac Centro, e 10 de dezembro, no Senac Aldeota.

Com carga horária total de 20 horas, a formação traz em seu plano de aulas o preparo de entradas e de pratos principais, a montagem de ceia natalina e as normas de higiene e manipulação segura de alimentos. O Senac/CE oferece nos próximos dias também os cursos "Artesanato Natalino" (de 12 a 26 de novembro), no Senac Centro, e "Sobremesa Natalina" (de 10 a 14 de dezembro), no Senac Crato.

Pedagoga, mestre em Educação Brasileira e pós-graduada em Gestão do Potencial Humano nas Organizações, Alcilane Mota explica que a qualificação profissional se tornou preferência em meio a diversos nichos de público, transformando-se em intenção daqueles que pensam em empreender ou já o fazem, bem como de quem deseja seguir carreira. "A qualificação técnica e a informação são grandes diferenciais. No mundo corporativo, quanto mais a pessoa domina conhecimento, mais se abrem os leques de oportunidades e bons resultados”, diz a gerente do Senac Centro, Alcilane aponta ainda que, no período que antecede as festas de fim de ano, há aumento de 20% a 30% na procura pelos cursos da instituição.

Segundo a gerente, "a busca pelas vagas de cursos do Senac em diversas áreas, nos setores de bens, serviços ou turismo, expande com a chegada do final do ano, tendo em vista, principalmente, que nessa época abrem-se as oportunidades de trabalho temporário e de recolocação profissional." Alcilane destaca que o momento é sinônimo de geração de renda extra e acrescenta que o perfil de pessoas que buscam capacitação pensando no ano que se encerra vai desde jovens à procura do primeiro emprego a profissionais que desejam aperfeiçoar-se em seu campo de atuação.

Ela ressalta ainda que pessoas com viés empreendedor se interessam pelos cursos que o Senac/CE oferece nesse período. "Alunos com esse perfil querem partir para o seu próprio negócio e buscam formações em segmentos como gastronomia, saúde, beleza, com qualificações e formações específicas que apontam para o trabalho autônomo", diz Ivan Prado. Chef e consultor de produtos educacionais do Senac/CE na área de gastronomia, ele reforça que o papel educacional da instituição acontece durante todo o ano e que o objetivo da escola de educação profissional é ir além do conhecimento teórico e, na prática, desenvolver habilidades.

Confira cursos ofertados em novembro e dezembro, seus respectivos valores e mais informações sobre os cursos nas 15 unidades do Senac/CE no site cursos.ce.senac.br.

Serviço

"Preparação de Ceia Natalina"

Aulas: unidades Senac Centro e Aldeota (sempre aos sábados)

Onde: av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro / rua Tibúrcio Cavalcante, 1750 – Aldeota

Quando: de 10 de novembro a 8 de dezembro, das 13 às 17 horas / de 10 de novembro a 14 de dezembro, das 18 às 22 horas]

Mais informações: 3270 5400 / 3433 3884 / cursos.ce.senac.br