Participamos do
Imagem destaque

Encontro Herança Nativa reúne comunidades indígenas do Ceará

Entre este domingo, 26, e a próxima quarta-feira, 29, o Sesc/CE realiza mais de cem atividades culturais com povos do Estado durante encontro em Iparana
07:45 | Ago. 27, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[VIDEO1]

Há quase uma década, o Sesc/CE percorre o território cearense, localizando as raízes indígenas, quilombolas, sertanejas, ciganas e de diversos povos tradicionais. O "Encontro Herança Nativa", que acontece pela quarta vez e até o próximo dia 29, em Iparana, é o momento em que estas comunidades vêm da sua terra-natal no sertão, nas serras e no litoral para mostrar danças, cantos, rituais, comidas e artesanatos singulares de seu povo.

O contato entre pessoas que valorizam a memória social e preservam a própria cultura motiva outros povos a também reconhecer suas origens. A cada ano, são identificadas novas expressões da cultura tradicional do Ceará, acolhidas nessa rede motivada pelo Sesc/CE e que guardam imensurável patrimônio cultural do estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na reserva ecológica do Sesc/CE, em Iparana, durante quatro dias, o Sistema Fecomércio Ceará proporciona a realização de mais de cem atividades de educação popular com mestres da cultura, representantes das 13 etnias indígenas do estado, assim como líderes dos povos quilombolas e ciganos. Os convidados conduzem a programação do "Herança Nativa" nas 39 Oficinas Saberes e Artesanias, entre elas a de fabricação do óleo de angico feita pelo povo indígena Anacé; de leitura de mão e baralho, costume do povo cigano Calon de Sobral; de brinquedos indígenas, tradição do povo Jenipapo-Kanindé.

As 27 Vivências dão aos participantes a oportunidade de experimentar os costumes nativos, como a trilha pela aldeia Jenipapo-Kanindé até a casa de farinha onde realizam o ritual Karu-ybi, que quer dizer "comida na mata". Durante o sábado, 27, por exemplo, aconteceu o momento "Conversas Flutuantes", a navegação de barco pela Foz do Rio Ceará, em que líderes do movimento quilombola palestram sobre a espiritualidade negra, a capoeira, o artesanato e a resistência do povo negro.

Os "Círculos de Cultura" dividem-se em quatro grandes reuniões em que os anciãos indígenas explicam os mistérios da cura espiritual, a ancestralidade e a violação de direitos dos povos tradicionais. Na mesa com os povos ciganos, é debatido o ensino da língua cigana, o chibi, em risco de desaparecer.

Moqueca de arraia ao molho indígena, Balichon clerdom no agui, prato cigano de porco assado na brasa, caracóis fritos feito pelos Tapeba, Rã frita com baião de dois dos Anacé são o cardápio das práticas alimentares, banquetes comunitários servidos no "Herança Nativa". As apresentações socioculturais celebram danças e músicas e rituais, como o toré, a dança de São Gonçalo, as cantigas, reisado, cortejo dos bonecos gigante de Aracati, cantoria de repentistas, violeiros ciganos, rabequeiros, entre outros.

Loiceiras do Ceará, as mestras do barro

Na próxima terça-feira, 28, o "Herança Nativa" recebe, pela primeira vez, a participação de mulheres artesãs que produzem peças de barro, as loiceiras. No encontro, elas mostram variados formatos, cores das panelas, brinquedos e peças de barro feitos em várias cidades: Amontada, Cascavel, Indendência, Ipu, Limoeiro do Norte, Monsenhor Tabosa, Viçosa do Ceará, Crato e Juazeiro.

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio

Após o período da Segunda Guerra, o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura realizaram em Teresópolis, Rio de Janeiro, a primeira Conferência das Classes Produtoras (Conclap). No encontro, as instituições elaboraram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais.

A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac, instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

Serviço

"Encontro Sesc Herança Nativa" - entrada gratuita

Onde: Sesc Iparana Hotel Ecológico 

Quando: até 29 de agosto de 2018

Mais informações e programação: http://www.sesc-ce.com.br/povos-do-mar-heranca-nativa/ / 0800 275 5250

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Saiba como colaborar com o projeto Mesa Brasil Sesc

PUBLIEDITORIAL
12:17 | Jul. 27, 2021 Tipo Publieditorial

Em comemoração aos 20 anos do Mesa Brasil no Ceará, o Sesc, do Sistema Fecomércio-CE, lançou uma campanha comemorativa com o tema “festa pra gente é colocar comida na mesa de quem precisa”. O programa de segurança alimentar e nutricional já distribuiu, desde a sua implementação, mais de 51 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com 600 empresas, beneficiando mais de 400 instituições sociais de todo o Estado. 

Durante a campanha, o público terá a oportunidade de conhecer toda a história do Mesa Brasil no Ceará em um site próprio. No endereço online também estão destacados os doadores parceiros e os meios de doação para quem estiver interessado em ajudar o programa.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Mesa Brasil comemora 20 anos com campanha do Sesc

PUBLIEDITORIAL
06:00 | Jul. 12, 2021 Tipo Publieditorial

Para comemorar os 20 anos do Mesa Brasil no Ceará, o Sesc, do Sistema Fecomércio-CE, lança uma campanha comemorativa com o tema “festa pra gente é colocar comida na mesa de quem precisa”. O programa de segurança alimentar e nutricional já distribuiu, desde a sua implementação, mais de 51 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com 600 empresas, beneficiando mais de 400 instituições sociais de todo o Estado.

O objetivo da campanha é celebrar as doações realizadas, atrair mais pessoas para participarem dessa corrente de solidariedade e mostrar que o Mesa Brasil está levando comida ao prato de milhares de cearenses.

Para a campanha, o público terá a oportunidade de conhecer toda a história do Mesa Brasil no Ceará em um site próprio. No endereço online também estarão destacados os doadores parceiros e os meios de doação para quem estiver interessado em ajudar o programa. Uma dessas maneiras é por meio do Pix, com o uso do CNPJ 03.612.122/0014-41 como chave.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ação irá durar até o fim do ano e apresenta três etapas: descoberta, consideração e conversão. A primeira, iniciada em junho, é voltada para divulgação de informações sobre o projeto e sensibilização de cearenses para participarem da campanha, mostrando o que o programa faz, sua história e impacto.

Logo em seguida, a meta da segunda etapa será engajar pessoas e empresas para se tornarem parceiras do Mesa Brasil, mostrando ao público as histórias de vidas de pessoas e instituições atendidas pelo programa. Ao final, na terceira etapa, os esforços serão concentrados em estimular a efetivação de doações.

Plano de divulgação

Para além das três etapas da campanha, outras estratégias de comunicação devem ser utilizadas. Três vídeos com pessoas beneficiadas e funcionários das instituições atendidas serão veiculados: o primeiro, com o objetivo de convidar o público para participar da festa, o segundo, que parabeniza os doadores, e o terceiro, que incentiva as pessoas a comemorem seus aniversários através do Mesa Brasil.

Devem ser utilizados diferentes meios de divulgação, como busdoor, incluindo tophands, mobiliário urbano, como inserções nas laterais de abrigo e relógios, outdoors, inserções em TV, redes sociais e sites locais e nacionais.

“Os 20 anos do Mesa Brasil merecem ser marcado e celebrado não só pelas toneladas que arrecada e distribui, mas, acima de tudo, também pelo engajamento social que gera com a sociedade, entre empresas e pessoas físicas. A ideia da campanha é celebrar as doações, festejar esses alimentos doados e contribuir para que cada pessoa que precisa faça da sua refeição uma festa”, explica Raquel Barros, coordenadora geral de comunicação e marketing do Sistema Fecomércio.

Mesa Brasil

O programa surgiu no Sesc São Paulo, em 1994, chegando ao Ceará em 2001. A ação é uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais, sendo como o maior banco de alimentos do País.

Nestes 20 anos, o Mesa Brasil Ceará distribuiu mais de 51 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com 600 empresas, beneficiando mais de 450 instituições sociais, situadas em 96 municípios do Estado. Além disso, em 2020, a partir das campanhas e ações durante a pandemia, o Mesa Brasil conseguiu distribuir mais 3 milhões de quilos de alimentos.

No Estado, os bancos de alimentos do programa ficam em Fortaleza, que atende a Capital e Região Metropolitana, na cidade de Sobral, com abrangência para a Região Norte, em Iguatu, que atende o Centro-Sul do Estado, e em Juazeiro do Norte, que abastecem as instituições do Cariri.

“Os resultados do Mesa Brasil ao longo de sua trajetória no Ceará só mostram que fazer o bem é uma ação verdadeiramente coletiva. E a nossa missão, hoje, continua a mesma de 20 anos atrás, que é levar sorriso, nutrição e saúde para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia. Mais do que nunca, nosso objetivo é inspirar a solidariedade nos mais diferentes setores da sociedade, mostrando que todos podem fazer parte dessa celebração”, destaca Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio-CE.

SERVIÇO:

Ficha Técnica: Campanha 20 anos Mesa Brasil Ceará

Direção Criativa: Raquel Barros

Criação: Ana Monteiro e Luan Brito

Produção de vídeos: R2 Produtora

Direção de cena: Rodolfo Richard

Direção de Fotografia: Vandui Júnior e Thiago Oliveira

Trilha Sonora: Sérgio Mamute

Produção: Elioenai Naftali

Produção Executiva: Rodolfo Richard

Montagem: Rodolfo Richard e Paulo Bruno

Agência Digital: Index

Atendimento: Paulo Teixeira

Gerente de projeto: Beatriz Mota

Criação Digital: Nathanael Alencar e Lorena Fonseca

Redes Sociais: Bruna Hellen e Joaquim Sobreira

Planejamento Digital: Paloma Montenegro e Bruno Carvalho

Publicidade/Mídia: 333 Propaganda

Atendimento: Gray Sampaio

Mídia: Cleiton Almeida

Marketing: Felipe Gurgel

Assessores de Imprensa: Maria Isabel Medeiros Almeida

Assessoria: Ascom Sistema Fecomércio-CE

Aprovação: Luiz Gastão Bittencourt

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

As histórias dos Mestres da cultura do Ceará são contadas em documentário sobre Museus Orgânicos do Sesc

PUBLIEDITORIAL
06:00 | Jun. 29, 2021 Tipo Publieditorial

Os museus orgânicos do Sesc, que reúnem registros e saberes dos mestres da cultura no Cariri, foram a inspiração da coleção Terra de Gigantes, do estilista Ronaldo Fraga, que abriu a 51ª edição do São Paulo Fashion Week no último dia 23. Agora, os museus serão mostrados de uma forma totalmente nova, através do documentário Museus Orgânicos, que será lançado pelo Sistema Fecomércio em live no canal do Sesc Ceará no Youtube nesta quarta-feira (30), às 20h.



Participam do evento o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt; o secretário de cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; o gerente de cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, o estilista Ronaldo Fraga e o estilista e ex-aluno Senac David Lee. A live será mediada pela diretora da Fundação Casa Grande, Fabiana Barbosa.



O documentário traz os depoimentos dos mestres, que contam de forma emocionante suas trajetórias enquanto guardiões das tradições e saberes de uma das regiões de maior riqueza cultural no Brasil. A obra mostra do Memorial do Homem Kariri, na Fundação Casa Grande, até os registros do Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili, Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino, Museu Casa dos Pássaros do Sertão e Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto. O filme também é uma homenagem in memoriam ao mestre, o mais velho dos irmãos Aniceto, que faleceu em outubro do ano passado, após mais de oito décadas de dedicação à arte popular.



Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com roteiro e direção da publicitária Raquel Barros, o documentário busca aproximar o público dessas figuras tão importantes para suas comunidades e para a cultura cearense de forma geral. O filme é narrado pela atriz Joana Limaverde, e traz trilha sonora original, criada e executada por músicos do Cariri, com a produção musical de Dudé Casado e do Estúdio Casa de Pedra. O documentário é um lançamento original da Fecoplay, plataforma de streaming do Sistema Fecomércio, onde ficará disponível gratuitamente após o lançamento.



O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, reforça que a importância dos museus perpassa tanto questões culturais quanto econômicas, contribuindo não apenas para a preservação das tradições, mas também para o desenvolvimento das cidades da região. Além de resgatar a dignidade dos mestres, os Museus Orgânicos podem contribuir para que mais pessoas possam visitar o Cariri e conhecer de perto a história, o cotidiano, o ofício e a riqueza do trabalho desenvolvido por cada um.

“Não deixa de ser o início de uma prospecção turística de museus e de saberes que podem ser incorporadas com palestras, shows e com outras coisas que, posteriormente, com o decorrer do tempo, eu tenho certeza, vão se associando. Nosso objetivo é que tudo se torne uma célula viva, como é o próprio museu. Ele é vivo porque retrata o dia a dia desses seus personagens”, finaliza Gastão.



Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, considera que o lançamento é providencial para este momento, contribuindo para a visibilidade e a pesquisa sobre o projeto e esses espaços. Ele ressalta que, em 2020, os Museus Orgânicos, além de receberem o selo de Turismo Responsável pelo Ministério do Turismo Brasileiro, receberam o prêmio internacional Ibermuseus de Educação e o prêmio Delmiro Gouveia de economia criativa pela Fundação Joaquim Nabuco. “Assim vejo que o Programa de memória social e patrimônio do Sesc Ceará se alinha à agenda 2030 da UNESCO, trazendo inclusão e distribuição de renda com um conteúdo qualitativo em uma ação quantitativa”, completa.



A iniciativa do Sistema Fecomércio, através do Sesc, de lançar o documentário se soma também aos esforços para o reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade. Com esse objetivo, outros trabalhos já foram realizados, incluindo a realização do Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade e um abaixo-assinado.



Clique na imagem para abrir a galeria

Projeto Museus Orgânicos



Buscando fortalecer o vínculo entre o lugar onde as tradições criam raízes e as pessoas que transformam essas práticas em suas missões de vida, os Museus Orgânicos nascem nas casas dos mestres. Assim, as residências se enchem de fotografias, vestimentas, instrumentos e outros objetos e são abertas para visitação, mostrando ao público preciosidades do saber popular. O projeto dos Museus Orgânicos surgiu com o amadurecimento da parceria entre o Sesc e a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, para o fortalecimento de uma rede formada por lugares de memória, sendo o Sesc um ativador desses espaços.



Nascido com a finalidade de resgatar e preservar a história dos habitantes do vale do Cariri, o Memorial do Homem Kariri foi criado em 1992. O acervo foi doado pelos moradores e inclui memórias como peças líticas e cerâmicas, registros rupestres, fotografias, registros de lendas e mitos da região. Com o cuidado de manter os saberes vivos através das novas gerações, o trabalho de educação patrimonial realizado no espaço conta com a colaboração das crianças que participam da Fundação Casa Grande.



O Museu do Ciclo do Couro, mais conhecido como Memorial Espedito Seleiro, surgiu em 2014. Dos pés dos vaqueiros às passarelas das principais semanas de moda do Brasil, além de filmes e novelas, a arte deste mestre de reconhecimento nacional passou por cinco gerações e se mostra cada dia mais atual. No entanto, ela considera que todo e qualquer trabalho é de igual importância. E é justamente por isso que a sua memória está hoje, cotidianamente, na sua oficina e no Museu do Couro, onde todos podem ver, conhecer e, claro, se inspirar.



Da parceria do Sesc com a Fundação Casa Grande, já foram inaugurados mais sete Museus Orgânicos. A ideia é que, ao final do projeto, a região conte com 16 museus no total, que, juntos, vão ter a missão de preservar nossa cultura, cada vez mais expressiva, além de contribuir para o fomento do turismo social.




SERVIÇO



Live do documentário Museus Orgânicos


Dia 30/06


Às 20h


No canal do Sesc Ceará no Youtube

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Fecomércio-CE disponibiliza telemedicina gratuita para pacientes com suspeita de Covid-19

06:00 | Jun. 10, 2021 Tipo Publieditorial

Por meio do Sesc, o Sistema Fecomércio-CE oferta, desde o dia 22 de abril, o CliqueSaúde, serviço gratuito de Telemedicina. O atendimento realizado de forma remota é disponibilizado exclusivamente para casos específicos de Covid-19, podendo ser usufruído por trabalhadores e empresários do comércio de bens, serviços, turismo, que sejam titulares do cartão Sesc e cartão de Empresário, com idade a partir de 18 anos.


A iniciativa tem como objetivo reduzir o deslocamento e frequência de pacientes às unidades assistenciais de saúde do Estado. A consulta pode ser agendada através de três formas: por meio do WhatsApp (85) 99952.0255, pelo telefone (85) 3270.5400 ou via chat disponível no site https://www.sesc-ce.com.br/cliquesaude, de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h, exceto em feriado. Após realizar o agendamento, será enviado via e-mail ou outro meio digital, o link da consulta que permite acesso à plataforma de telemedicina.


No dia da consulta, deve-se acessar o link enviado no horário agendado, e clicar no botão “acessar consultório virtual”, digitar o seu nome, e permitir o uso do microfone e câmera para se comunicar com o médico. Caso haja necessidade de retorno, o paciente deve entrar novamente em contato com o Sesc através dos canais de atendimento para a realização do novo agendamento. O atendimento é individualizado e dura em média 30 minutos, podendo ser realizado pelo celular, computador e tablet. Recomenda-se que a velocidade da internet seja de, no mínimo, 10MB.


Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Aline Pinheiro, gerente de programação social do Sesc Ceará, o serviço é acessível e seguro com suporte a diagnóstico e possibilidade de prescrição de exames laboratoriais e de imagens, além de emissão de receitas de medicamentos, tudo assinado digitalmente pelo médico. ”A previsão é de que o CliqueSaúde funcione por três meses, em caráter de excepcionalidade e enquanto durar as medidas de enfrentamento ao coronavírus”, explica Aline. Serão realizados, inicialmente, 32 atendimentos por dia, totalizando 640 por mês.


Como agendar consulta no Clique Saúde?

1.Agendar a consulta por meio dos canais de atendimento do Sesc: WhatsApp (85) 99952.0255, telefone (85) 3270.5400, chat disponível no site https://www.sesc-ce.com.br/cliquesaude, nos horários entre 8h e 20h de segunda a sexta ou de 8h às 14h aos sábados.

2.Esteja com seu cartão Sesc ou cartão Empresário em mãos no momento do agendamento.

3.Fique atento ao recebimento do link da consulta, que será enviado após o agendamento via e-mail ou outro meio digital.

Como acessar a teleconsulta?

1.Entre no e-mail enviado com o link da consulta.

2.Clicar no botão “acessar consultório virtual”

3.Digite seu nome.

4.Clique no botão “entrar”.

5.Permita o uso do seu microfone e câmera para se comunicar com o seu médico.

6.Aguarde o médico.

Link para fazer o cartão Sesc:


https://sistemas.sesc-ce.com.br/CARTAOSESC/inicio.seam




Link para fazer o cartão do Empresário:

https://www.fecomercio-ce.com.br/cartao-do-empresario/finalizar-pedido/



Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Fecomércio fortalece representação sindical em campanha

#PUBLIEDITORIAL
06:00 | Jun. 09, 2021 Tipo Publieditorial

A Fecomércio-CE possui, atualmente, 34 sindicados filiados das mais diversas categorias econômicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. São eles o pilar de sustentação da Federação. Para destacar o papel dessas instituições que trabalham em prol dos interesses do setor e no crescimento da economia no Estado, a Fecomércio lança uma campanha de fortalecimento da Representação Sindical.

O objetivo é destacar a importância das empresas serem sindicalizadas, assim como ressaltar as vantagens, os benefícios e como os interessados devem fazer para se filiar.

Nesse sentido, a campanha reúne site e ebook sobre a importância da representação sindical para as empresas e as resoluções para as principais dúvidas dos empresários, dentre outras. Também estão sendo veiculados vídeos, textos informativos e peças específicas para cada sindicato, que também são postadas nas redes sociais da Fecomércio, podendo ainda ser replicadas pelas próprias empresas e sindicatos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Fecomércio segue com seu intuito de fortalecer a representatividade sindical, a partir de uma estrutura organizacional para atender às mais de 150 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo através de um sistema moderno e coletivo. Hoje, de acordo com o IBGE, respondemos por 52,9% do PIB estadual, sendo 16,3% referente ao comércio e 36,6% a serviços. “Tudo isso não seria possível sem a união das empresas e dos 34 sindicados. Com essa campanha, queremos mostrar que, quando somamos forças, podemos ir mais longe”, afirma Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio.

Vantagens e benefícios de ser filiado:

- Serviços de assessoria jurídica e contábil e uma série de outros produtos e serviços da Fecomércio, Sesc e Senac.

- São os sindicatos que fazem a mediação, junto aos órgãos públicos, na defesa de pautas das categorias, com o amparo também da Fecomércio, que sempre está atenta à agenda política estadual e nacional.

- Os sindicatos patronais, por serem associados à Fecomércio, podem garantir aos seus filiados, diversos benefícios, alguns essenciais para a manutenção e crescimento dos negócios e que ajudam na economia da empresa, na qualificação e lazer dos empresários.

- Através da Fecomércio, as empresas têm acesso a descontos e condições especiais na compra de carro zero km, telefonia móvel, plano de saúde, certificado digital, instituições de ensino superior, cartões corporativos, soluções fiscais, soluções financeiras e em serviço funerário.

- Através do Senac, as empresas garantem descontos nos cursos profissionalizantes, e acesso aos cursos in company, que podem ser customizados, de acordo com a necessidade específica de cada negócio.

- Serviço de consultoria, que busca soluções de acordo com o diagnóstico das necessidades educacionais de cada empresa.

- O Sesc oferece aos empresários clínicas com cuidados terapêuticos, fisioterapia, nutrição, estética, odontologia, espetáculos musicais, mais de 15 atividades esportivas e desportivas. Tem também viagens e excursões para diversos destinos nacionais com tarifas especiais acesso aos restaurantes Sesc, às escolas Educar Sesc e ao Sesc Iparana Hotel Ecológico, um verdadeiro refúgio com piscinas, trilhas, salão de jogos e auditórios.

Saiba mais: https://www.fecomercio-ce.com.br/sindicalize/

Sindicatos Fecomércio - Criado e mantido pelos empresários do comércio – Fecomércio

 Representação sindical. A Fecomércio-CE representa os empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Ceará. A atuação da Fecomércio visa a defesa dos interesses do setor produtivo, contribuindo para a formação e a implementação de diretrizes e políticas públicas voltadas para a economia, tributação, administração e bem-estar social.

www.fecomercio-ce.com.br

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente