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Transformação Digital para os pequenos negócios é tema de Webinar gratuito

Movimento Empreender traz dois dias de evento com especialistas no assunto para ajudar os pequenos negócios a dominarem o digital
00:00 | Nov. 23, 2021
Autor O Povo
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Tipo Publieditorial

Transformação Digital é hoje um dos grandes desafios para as micro e pequenas empresas. Acelerada pela pandemia, a digitalização dos negócios fincou os dois pés na realidade e bateu na porta de todo mundo que tem um negócio pra chamar de seu. Quem não se organizou para ter presença forte nas redes, ficou para trás. Para estes micro e pequenos empreendedores o novo cenário trouxe enormes desafios.

Como se destacar num meio onde a concorrência parece ser ainda mais acirrada? O digital não é divido por bairros ou departamentos, ele é global. É como se milhares de empresas do mesmo segmento estivessem dividindo o mesmo quarteirão. Como se diferenciar? Como transformar like em vendas? Sim, por que não basta estar presente, é preciso ter estratégias para que as ferramentas tecnológicas tenham efetividade. Mas qual o papel da tecnologia no ambiente da pequena empresa? Como ela pode favorecer seu crescimento?

Relacionamento com o cliente, automação de processos, impulsionamento das vendas online, posicionamento estratégico. São inúmeras as possibilidades que o uso dessas ferramentas trazem para as micro e pequenas empresas para que eles alcancem não só outro patamar no digital, mas mantenham estratégias fortes também no offline. Para impulsionar esses pequenos negócios, o Movimento Empreender promove uma nova rodada de um dos maiores eventos de Empreendedorismo: o Webinar Transformação Digital para os Pequenos Negócios. Desta vez o foco do evento é nas tecnologias habilitadoras da transformação digital e nas startups, tanto para você que tem o sonho de iniciar neste universo como para quem quer se aprimorar no segmento.

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Nos dias 25 e 26 de novembro, você vai acompanhar uma verdadeira aula com especialistas que trarão perspectivas de mercado e dicas para você aplicar no seu negócio e alcançar outro patamar também no digital. O evento é gratuito. Para se inscrever basta acessar movimentoempreender.com

Confira a programação completa:


Dia 25/11
Hora: 19h
Tema: Quero iniciar ou acelerar minha startup, e agora? Programas de incentivo no Ceará para desenvolvimento do empreendedorismo digital

Convidadas
Lina Salles - Gerente do Ambiente Hub de Inovação BNB
Com experiência de gestão nas áreas de Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Gestão de Riscos e Auditoria Interna.

Denise Barroso - Líder do Rapadura Digital
Formada em MKT e Pós-Graduada em Gestão de Processos. Atua nas comunidades Rapadura Valley, Women of CS, Drink About ,CS Meetup Brasil e é membro da CXLA.

Dia 26/11
Hora: 19h
Tema: Tecnologias habilitadoras da transformação digital na pequena empresa

Convidados
José Antônio Macêdo - Cientista Chefe de Dados do Governo do Estado do Ceará
Professor associado do Departamento de Computação da UFC e Cientista Chefe de Dados e Transformação Digital do Governo do Ceará

Luiz Alberto Sabóia - Presidente da Citinova
Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Tecnologia da Informação e mestre em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas

 

Webinar Gratuito

25 e 26 de novembro

Serão 2 dias de evento com especialistas focados na tecnologia para fazer seu negócio chegar mais longe no digital. A inscrição é gratuita e o Webinar acontece por meio da plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da FDR.

Participe! Inscreva-se agora:

www.movimentoempreender.com

 

Curso gratuito

Quer se aprofundar e aprender de vez como dominar o digital para aplicar no seu negócio? Não perca a oportunidade e inscreva-se agora no curso GRATUITO “Transformação Digital para micro e pequenas empresas”. Em formato de ensino à distância (EAD), o curso, idealizado pela Fundação Demócrito Rocha, com o apoio da Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo promover o debate, a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais, empreendedores e pequenas empresas que querem desenvolver novos negócios ou incorporar as soluções digitais nas estratégia do seu negócio.

E mais: se inscrevendo no curso Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas com o seu CNPJ você ganha vantagens EXCLUSIVAS! O curso é GRATUITO e tem certificação pela Universidade Federal do Ceará. Acesse movimentoempreender.com e se inscreva, agora!

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Inteligência Artificial para os pequenos negócios

#PubliEditorial
00:00 | Nov. 17, 2021 Tipo Publieditorial

Você sabia que Inteligência Artificial também se aplica as empresas de menor porte? Sim, seu pequeno negócio pode e deve se utilizar desta importante ferramenta para automatizar, otimizar, melhorar processos e até reduzir riscos.

Segundo a consultoria Gartner, em 2025 quem utilizar Inteligência Artificial em suas plataformas multicanais de engajamento, poderá aumentar em até 25% sua eficiência operacional. Ou seja, esta é uma tendência que veio pra ficar raízes e, certamente, você não vai querer ficar pra trás. Mas se você ainda nem sabe o que termo significa, aí vai uma explicação rápida: Inteligência artificial é a capacidade de dispositivos eletrônicos de funcionar de maneira que lembre o pensamento humano. Isso implica em perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas. Enfim, operar em uma lógica que remete ao raciocínio.

Separamos 4 utilidades da AI para otimizar seu pequeno negócio. As dicas foram extraídas do módulo Tecnologias Habilitadoras da Transformação Digital, do curso gratuito Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas, que além de Inteligência Artificial traz uma abordagem completa para o seu negócio alcançar outro patamar, também, no digital. Se você até hoje tinha dúvidas sobre como aplicar AI na sua pequena empresa, agora você não tem mais. Anota aí e se inscreve no curso para aprender na prática:

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1 - Na automatição dos seus canais de atendimento: aqui são robôs fazendo a frente do negócio por você. Padronizando você melhora a qualidade no atendimento e ainda reduz custos. Além de ampliar o horário de atendimento, já que seus clientes poderão obter respostas 24 horas por dia.

2 – Otimizar marketing e vendas: a partir da análise de dados de vendas, é possível usar a inteligência artificial para prever o comportamento dos clientes. Assim, se um cliente cancelar um serviço você vai conseguir saber o que levou ele a tomar essa decisão e poder traçar estratégias para trazê-lo de volta.

3 – Melhorar gestão de processos: sabe aqueles probleminhas chatos de serem resolvidos, mas que travam processos internos e consequentemente afetam o negócio como um todo? Pois a inteligência artificial por meio de seus algoritmos pode te ajudar com a solução

4 – Redução de riscos: sim, os algoritmos podem ser usados também para prever ações fraudulentas nas vendas ou nas operações internas da empresa. Bastando para isso ensinar esses robozinhos super inteligentes. E eles aprendem rápido, viu?

E mais: se inscrevendo no curso Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas com o seu CNPJ você ganha vantagens EXCLUSIVAS! O curso é GRATUITO e tem certificação pela Universidade Federal do Ceará. Acesse movimentoempreender.com e se inscreva, agora!

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3 ferramentas incríveis para o seu negócio crescer de forma consistente

#PubliEditorial
00:00 | Nov. 09, 2021 Tipo Publieditorial

Gerenciar o relacionamento com os clientes não é uma tarefa fácil, especialmente quando a quantidade desses clientes vai aumentando ao longo do tempo. Isso, claro, é um ótimo sinal para os negócios, mas é preciso dar conta da demanda. Hoje, graças à tecnologia, esse processo pode ser facilitado por meio de algumas ferramentas como o CRM. Com esses sistemas, você consegue acompanhar datas de aniversário, mandar novidades e oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado, o que faz toda a diferença na hora de fidelizar aquele cliente.

CRM, do inglês, Customer Relationship Management. É basicamente fazer a Gestão de Relacionamento com o Cliente. A boa notícia é que hoje já existe uma infinidade dessas ferramentas, que podem ser utilizadas inclusive de forma gratuita. Mailchimp, Hubspot CRM e Jotform são algumas delas e que vão dar aquela agilizada no seu one-to-one. “O CRM é utilizado para coletar os dados dos clientes, armazená-los e facilitar o cruzamento desses dados”, como explica o professor de TI e cientista de dados, Régis Pires.

Os sistemas de CRM permitem que as empresas possam crescer de forma consistente, já que conseguem organizar e automatizar a comunicação com os clientes. “Os CRMs organizam com eficácia as informações de contato, empresa e oportunidade de vendas, bem como toda interação que ocorre por meio de diversos canais de comunicação com o cliente, incluindo seu site, e-mail, chamadas telefônicas, mídia social e outros canais”, aponta Régis. É mais crítico do que nunca para as equipes de marketing e vendas funcionarem como uma unidade coesa, e os sistemas de CRM são uma solução para ajudar as organizações em crescimento a atingir esse objetivo.

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Mailchimp é uma plataforma de marketing completa e integrada para apoiar expansão do negócio de pequenas empresas. Permite configurar layouts de emails, segmentar listas de contatos, automatizar envios, criação de landing pages, relatórios e muito mais. Mais recentemente passou a integrar-se também com outros serviços como Instagram e Facebook. Possui planos com opções gratuitas e pagas. O preço varia conforme o limite de contatos, de envios por mês e as funcionalidades disponíveis. No plano gratuito, você pode ter até 2.000 contatos e enviar até 10.000 e-mails por mês com limite de 2.000 por dia.


Hubspot CRM é um sistema gratuito, que permite adaptar as etapas de vendas ao cliente, integrar marketing e vendas em um único lugar, além de gerar uma experiência única e personalizada ao longo dos passos da venda. Com designer totalmente intuitivo, é super simples utilizar essa plataforma, que pode incluir, alterar e gerenciar contatos ilimitados.

E por último, mas não menos importante, o Jotform, que é uma ferramenta para construção de formulários online, havendo a possibilidade de preenchimento offline para posterior sincronização, quando houver conexão com a internet. A criação de formulários é simples, bastando para isso arrastar e soltar objetos de formulário. Nesta plataforma há diferentes planos de assinatura, com um plano básico gratuito e sem vencimento para quem quiser experimentar suas inúmeras vantagens. Nesta live do Movimento Empreender, você confere ainda outras dicas de ferramentas digitais para resolução de problemas.

Mas quer aprender como utilizá-las na prática? Todos este conteúdo está presente no módulo 11, do curso Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas. E sabe o melhor, o curso é gratuito e recheado de conteúdos para você aplicar no dia a dia do seu negócio e alcançar outro patamar no digital.

Em formato de ensino à distância (EAD), o curso, idealizado pela Fundação Demócrito Rocha, com o apoio da Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo promover o debate, a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais, empreendedores e pequenas empresas que querem desenvolver novos negócios ou incorporar as soluções digitais nas estratégia do seu negócio. Clique AQUI para se inscrever ou acesse movimentoempreender.com 


Para acompanhar tudo sobre o universo do empreendedorismo acesse MOVIMENTO EMPREENDER e tenha acesso a um universo de possibilidades.

 

 

 

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Empreendedorismo: Tecnologias habilitadoras da transformação digital

#PubliEditorial
00:00 | Nov. 02, 2021 Tipo Publieditorial

Hoje em dia todo mundo tem um celular na palma da mão a todo momento. Basta olhar na fila do supermercado, da casa lotérica, entre um aparelho e outro na academia: todos estão com os olhos grudados em em seus smartphones. Com isso, boa parte desses usuários tendem muito mais a navegar pela web em seus dispositivos móveis do que em em computadores de mesa, por exemplo.

Como afirma o professor associado do Departamento de Computação da UFC, José Macêdo, “com a disponibilidade de comunicação sem fio mais barata e abrangente, a tendência é de que (este) se torne o principal canal de vendas e de comunicação das empresas com seus clientes”. Além do que, a evolução tecnológica dos smartphones tem permitido o desenvolvimento de aplicativos móveis cada vez mais sofisticados. “Dessa forma, qualquer empresa que deseje se conectar com seu cliente precisa ter como estratégia lançar canais digitais apropriados para serem acessados por esses dispositivos móveis”, pontua.

Assim, apostar em boas estratégias para os dispositivos móveis é imprescindível para ampliar e fidelizar sua cartela de clientes e, a médio e longo prazo, aumentar seu faturamento. José Macêdo, que também é conteudista do curso Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas, é quem ensina 5 estratégias que devem ser aplicadas para que a sua empresa aproveite ao máximo essa tecnologia.

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1 – Design responsivo
Você precisa usar tecnologias que tornem seu dispositivo responsivo, ou seja, que ele ajuste automaticamente layout e conteúdo para diferentes tamanhos de tela. Isso é muito importante para o marketing na web, já que os usuários não têm tempo ou paciência para mexer em aumentar ou diminuir o zoom de suas páginas. Seja conciso e não tenha medo de incluir muitos hiperlinks.

2 – Otimize seus emails
Acredite ou não, os boletins informativos da empresa são tão eficazes hoje quanto eram há 20 anos em termos de potencial de marketing. A única diferença é que, hoje em dia, os e-mails se tornaram móveis. Cerca de 65 por cento de todos os e-mails agora são abertos em smart- phones, em vez de desktops ou notebooks. Tendo isso em mente, você deve garantir que seus e-mails sejam compatíveis com dispositivos móveis.


3 – Use a mídia Social
A mídia social é uma das armas mais importantes no seu arsenal de marketing – especialmente se você estiver experimentando diferentes estratégias de marketing móvel. Se você estiver enviando mensagens SMS ou HTML para clientes em potencial, coloque-os em sua página do Facebook ou Instagram. Incentive-os a “curtir” ou compartilhar imagens móveis e se envolver em conversas sobre seus produtos, serviços ou a indústria em ger- al. Ao envolver os usuários nas redes so- ciais, você está desbloqueando um novo nível de potencial de marca.

4 – Crie conteúdo otimizado para celular
Normalmente, os usuários de celular verificam suas páginas web em telas pequenas e certamente estão cercados por distrações. Tendo isso em mente, todo seu conteúdo da web deve ser curto rápido. Não perca tempo com descrições coloridas nem tom de voz passivos. Você tem uma chance para chamar a atenção das pes- soas. Faça valer a pena.

5 – Compre anúncios para celular
Diferentemente dos anúncios impressos, os anúncios para celular são mecanismos que podem fornecer retornos sem precedentes à sua empresa. Como você pode direcionar seu público com base em dados demográficos ou em sua área geográfica, os anúncios para celular são capazes de alcançar indivíduos que são muito mais propensos a serem engajados por suas mensagens de marketing.

Mas além dos dispositivos móveis, outras tecnologias são bastante eficazes para aplicar nos pequenos negócios. Computação em nuvem, inteligência artificial e internet das coisas. E sabe como aprender tudo isso? Se inscrevendo no curso gratuito Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas, todo esse conteúdo você encontra no módulo 3 do professor José Macêdo. Além dele, outros 11 módulos trazem muito mais para você chegar mais longe, também, no digital.

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GRATUITO e em formato de ensino à distância (EAD), o cursoTransformação Digital para Micro e Pequenas Empresas tem carga horáriade 160 horas/aulas e emissão de certificado pela UFC.Serão trabalhados 12 temas contemporâneos, que têm como principal fundamento abordar os conceitos, práticas e técnicas para projetar a estratégia de transformação digital do seu negócio.

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Inovação e tecnologia aplicadas aos pequenos negócios

#PubliEditorial
00:00 | Out. 26, 2021 Tipo Publieditorial

Imagine a seguinte situação. Você está na rua tarde da noite e, do nada, seu carro dá o prego. Qual a primeira coisa que você faz? Procura por um socorro, claro. Só que boa parte das pessoas, na hora “H” desses perrengues não sabe para onde ligar, a que oficina recorrer. Liga pra mãe, pro pai, pra um amigo, enfim, busca indicações confiáveis.

Foi pensando justamente nessa demanda, que o administrador Osair Soares, 49, pensou em desenvolver um ecossistema que integrasse o usuário (consumidor) ao prestador de serviços (oficinas, por exemplo), e este, ao fornecedor de peças e acessórios (distribuidor, atacadista ou indústria).

Atuando no setor automotivo há 17 anos, Osair foi percebendo diversos gaps a serem preenchidos e juntando todos eles, se deu conta de que ali lhe renderia uma boa ideia de negócio, que resolveria o problema de muita gente. “O consumidor busca, por meios tecnológicos, produtos e serviços melhores, que estejam disponíveis de forma prática, confiável e com preço justo. Temos visto avanços tecnológicos, digitalização, automatização cada vez mais presente nas organizações”, pontua.

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A startup recebeu o nome de WitMob e integrará os diversos players da cadeia de suprimentos automotiva: “O consumidor em busca de peças ou serviços para bens que permitem mobilidade (carro, moto, caminhão, bicicleta…) por meio do nosso APP ou acessando nossa Web, será direcionado para prestadores de serviços (oficinas, instaladores de som, reboques...) ou revendedores de peças”, explica.

Além disso, os prestadores de serviços contarão com um sistema de CRM que gerenciará o relacionamento com o consumidor, disponibilizando um sistema de gestão para a oficina e outros sistemas importantes, como por exemplo programas de treinamento para colaboradores.

“A atuação em ecossistemas já é uma realidade que se mostra muito eficiente. Diante das oportunidades na cadeia produtiva do setor automotivo e com o desejo de contribuir com uma sociedade melhor, mais sustentável, mais distributiva e mais colaborativa, avançamos com o projeto”, pontua Osair, que conta que o sistema estará disponível a partir do dia 1º de dezembro.

Inovação e tecnologia aplicadas aos pequenos negócios é hoje uma realidade. Independente do segmento. Saindo do automotivo para o de saúde, foi justamente esse caminho que, literalmente, salvou o negócio de Helder Montenegro, 61, na pandemia. Ainda em 2017, a empresa do fisioterapeuta, a ITC Vertebral, a primeira franquia de fisioterapia da América Latina, decidiu dar um passo maior em direção aos avanços tecnológicos. E criou uma plataforma de aproximação dos profissionais franqueados e seus serviços, facilitando processos e agilizando atendimentos.

A plataforma, batizada de Scal, deu tão certo, que Helder resolveu ampliar a ideia. Agendamento inteligente, chatbot, dados na nuvem, ferramentas de marketing e divulgação, relatórios e dashboard, prontuários eletrônicos, telemedicina e telesaúde. A promessa era integrar tudo isso e muito mais num mesmo ambiente. Com o devido investimento, em 2019, o serviço passou a integrar funções de agenda, marcação de consultas, e prontuário eletrônico específico de fisioterapia para cada área, lombar, joelho, quadril, oncologia, cervical, cardiopulmonar, e muito mais. E ainda, um roteiro de protocolos a serem seguidos conforme cada caso.

Helder explica, que a Scal, além de ser um software de gestão para profissionais (de clientes, prontuários, financeira, marketing), em geral da área de saúde, funciona ainda como uma plataforma de marketplace: Para isso, “nós criamos o pronto agendei, onde todos os usuários do aplicativo passam a ter uma página no Google e ele passa a ser visto, assim como a gente ajuda também nos banners para o profissional divulgar sua logomarca, sua especialidade. Então, ele é um softaware de gestão, assim como também um espaço para divulgar sua marca, vendê-la, marcar consulta e assim por diante”.

Investimento
Em comum, além do foco em inovação e tecnologia, os dois empreendedores precisaram de aporte financeiro para levar suas ideias adiante: Osair, para abrir sua Startup, e Helder, para ampliar as possibilidades de sua plataforma. Ambos procuraram o Banco do Nordeste, que dispõe de diversas linhas de crédito para apoio e inovação nas micro e pequenas empresas. Para a Startup, Osair solicitou o crédito através da FNE STARTUP. Já Helder, utilizou o crédito FNE MPE para Inovação.

Como pontua Luiz Sérgio Farias Machado, Superintendente do banco: “A inovação pode ser um fator decisivo para elevar o nível de diferenciação e competição e promover o reposicionamento da empresa no mercado, na medida em que pode contribuir para a oferta de produtos e serviços mais competitivos. Neste sentido, o Banco do Nordeste tem adotado uma série de iniciativas no sentido de estimular a adoção de inovações por parte das micro e pequenas empresas, justamente por entender que é através da inovação que as MPE’s podem elevar sua produtividade e competitividade”.

Para Osair, só foi possível tirar sua ideia do papel graças ao avanço da tecnologia, que trouxe uma certa redução dos custos e/ou desenvolvimento dos sistemas, e ao aporte financeiro para investir no projeto: “Ciente que o capital próprio poderia não ser suficiente para suportar os dois primeiros anos da operação, fui em busca de um parceiro financeiro que tivesse taxas de juros atrativas para um pequeno investidor, que desse um prazo razoável para começarmos a realizar o pagamento do empréstimo e que acreditasse no projeto. Encontrei no BNB o parceiro ideal para o nosso momento. Somente depois de aprovada a linha de crédito, juntamente com meus investimentos pessoais, que possibilitaria a conclusão do projeto, avancei com a StartUp WitMob”, detalha.

Na ITC Vertebral, todo o aporte financeiro buscado junto ao BNB veio antes da chegada da Covid-19. Quando a pandemia chegou por aqui, a empresa já tinha toda a base para o atendimento à distância: “Nós já tínhamos recebido o dinheiro do financiamento do Banco do Nordeste e já tínhamos feito a base da plataforma. A pandemia pegou em março de 2020, no dia 5 de abril nós já tínhamos a telemedicina toda preparada, telefisioterapia, onde o profissional já falava com o seu paciente através de um único link, em português, e o profissional tinha o prontuário ali, na mesma página”.

O que foi primordial para a manutenção do negócio durante toda a crise sanitária: “Se eu não tivesse apostado em Tecnologia da Informação, com certeza as nossas empresas teria retroagido, é provável que eu tivesse voltado a ser um profissional fisioterapeuta do século passado. Então, a tecnologia hoje para o pequeno, médio ou grande é de fundamental importância”, destaca o empresário, que hoje já soma 300 franquias espalhadas pelo país.


Como explica Luiz Sérgio, o Hub de Inovação do Banco do Nordeste, foi criado justamente com objetivo de incentivar o empreendedorismo inovador e facilitar a gestão da inovação no Banco do Nordeste e em empresas da região. “Aqui, temos espaços para startups, capacitação, compartilhamento de ideias e transformação de negócios. O Hub tem como responsabilidade básica formular políticas e diretrizes para a Gestão da Inovação, estruturar e acompanhar ações de inovação para a melhoria de processos, produtos e serviços do Banco, fortalecendo o empreendedorismo corporativo e contribuindo para o empreendedorismo regional inovador.

Conheça algumas linhas de crédito do Hub de Inovação do Banco do Nordeste:

Crédito para Startups através do FNE

Financia startups de base tecnológica com projetos de investimento em inovação de produtos, serviços, processos e métodos organizacionais, contemplando investimentos em obras e aquisição de bens de capital, contratação da prestação de serviços especializados outros itens de investimento correspondentes ao setor do projeto associados ao investimento em inovação, capital de giro associado ao investimento.

Limite de crédito: até R$ 200 mil.
Fonte de Recursos: FNE
Taxa: a partir de 0,45%* a.m.
Garantias: Cumulativa ou alternativamente, Aval ou Fiança, Recebíveis, Alienação Fiduciária e Hipoteca.
Prazo: até 5 anos com até 1 ano de carência
*Taxa simulada. A taxa pode sofrer variações conforme IPCA.

Crédito para Inovação através do FNE MPE Inovação

Nos setores não rurais: Implementação de um produto, serviço ou processo novo ou significativamente melhorado, ou de um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

Investimentos em obras e aquisição de bens de capital;


Capital de giro, quando exclusivamente associado ao investimento;


Aquisição de máquinas, veículos utilitários e equipamentos;

Limite de crédito: até 100% do valor do investimento financiado.
Público Alvo: Pessoas jurídicas de direito privado e empresários registrados na junta comercial que realizem atividades produtivas.
Fonte de Recursos: FNE
Taxa: a partir de 0,45%* a.m.
Garantias: Cumulativa ou alternativamente, Aval ou Fiança, Recebíveis, Alienação Fiduciária e Hipoteca.
Prazo: até 15 anos com até 5 anos de carência
*Taxa simulada. A taxa pode sofrer variações conforme IPCA.


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De 27 a 29 de outubro

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Tecnologia e inovação para os pequenos negócios

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00:00 | Out. 19, 2021 Tipo Publieditorial

Pré-venda, venda e pós-venda. Não basta só estar presente em canais digitais para se considerar uma empresa digital. A experiência precisa ser completa. É o que defende Arthur Frota, CEO da Tallos, empresa cearense de tecnologia. “Sua empresa tem um site? Este site é responsivo? O seu atendimento é ágil e inteligente? Analise todos esses pontos”, destaca.

E a máxima vale tanto para aquelas empresas que já nasceram no digital como para as tradicionais que precisaram se adaptar ao novo contexto. Marcos Tiago Pereira Torres, 27, e Diego Eloia Limao, 28, ainda eram apenas amigos quando tiveram uma péssima experiência num restaurante: estabelecimento lotado, atendimento demorado, pedido errado. Nesse dia, até a conta veio errada.

Olhando em perspectiva para aquela cena, os dois amigos perceberam um acessório em comum a todos no local: o celular. E pensaram: Por que não conectar clientes à equipe de garçons e agilizar todo o processo? Surgia ali uma ideia de negócio, que tinha como objetivo resolver aquele problema. Um aplicativo, que eliminasse a necessidade de cardápio e conta física e, de quebra, ainda possibilitasse fazer o pedido pelo celular.

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“Nós resolvemos a vida de 3 pessoas dentro do ecossistema gastronômico: a do cliente, que ao ler um simples QR Code consegue se conectar com os operadores e realizar tudo que deseja através de um clique. Dos garçons, que não precisam mais estar correndo de um lado pro outro para anotar um simples pedido ou entregar uma conta, desestressando muito o dia a dia deles e deixando eles livres para focar em entrega e relacionamento. E, por fim, a vida de donos de bares e restaurantes, que conseguem ter um time mais enxuto, dados mais assertivos sobre comportamento de consumo e um ambiente 100% digitalizado.”, explica Tiago, que juntamente com o, agora sócio, Diego desenvolveram o aplicativo Servit, que também é uma solução web, para que os usuários utilizem a ferramenta sem a necessidade de fazer um download para isso.

Em todas as plataformas
Em todas as plataformas (Foto: Divulgação)

A plataforma foi lançada em setembro de 2020, auge da pandemia, o que facilitou os processos, principalmente, pensando em relação as medidas de segurança contra a Covid-19. Aqui, a tecnologia foi o ponto de partida para a criação da plataforma e por isso mesmo ainda mais imprescindível para o negócio: “A tecnologia é o core do nosso negócio. A Servit nasceu através dela e se baseia nela para inovações”.

 

Diferencial competitivo

Apesar das facilidades trazidas pela inovação e tecnologia, a concorrência também é um fator a se levar em conta, o que aumenta os desafios neste ambiente, e por isso mesmo a importância de conseguir se diferenciar: “Apesar de o mercado ser gigante, você encontra negócios dominantes em suas áreas, mas para cada produto existem novas necessidades e demandas, basta o empreendedor entender essas gaps e crescer neles”, afirma Tiago.

Arthur leva essa máxima ainda mais a fundo: “Conseguir espaço no mercado não é uma tarefa fácil. Em geral, as empresas oferecem os mesmos produtos, a diferença é como ele é ofertado, qual a experiência do cliente com o produto e até de compra. É preciso usar ferramentas inteligentes e ágeis para se destacar e manter o negócio, principalmente quando é médio ou pequeno. A digitalização é quase uma obrigatoriedade na sociedade de hoje, onde tudo é muito rápido e está a um clique. Sem ela, dificilmente um negócio consegue se destacar entre grandes empresas”, defende.

O especialista em tecnologia, afirma ainda que uma das vantagens de estar no digital é poder conhecer melhor o público que consome o produto, e isso gera um maior engajamento. “Assim, as empresas podem desenvolver produtos e estratégias de venda mais assertivas”. Mas uma grande dor de quem não é especialista no assunto é: como ter uma boa presença no digital?

Arthur explica que o primeiro passo é definir os objetivos da sua empresa; valores, visão e propósito. Isso precisa ficar claro para os colaboradores e, depois, para o público externo. E completa: “ Feito isso, é hora de fortalecer o branding. Ou seja, mostrar quem é a sua marca. Foque em encontrar a sua persona, saber pra quem você vende e como essa pessoa se comunica. Crie uma identidade visual, mantenha a sua comunicação coerente com os seus valores. Isso tudo vai fazer com que as pessoas enxerguem o valor da sua marca para além do produto”.


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Tudo o que você precisa saber para impulsionar o seu negócio - ou para tirar a sua ideia do papel, você encontra no Movimento Empreender. São cursos, palestras, podcasts, lives, com participação de convidados especiais, e histórias de sucesso de empreendedores, que certamente trarão uma nova perspectiva para o seu negócio. Estamos presente em todas as plataformas, trazendo um conteúdo pensado por especialistas para levar até você capacitação, desenvolvimento e uma dose extra de criatividade.

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