PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL empreender

PIX: quais os atrativos da nova ferramenta para MPE's

Disponibilidade imediata de pagamento deve possibilitar melhora do fluxo de caixa para micro e pequenos empresários

14/10/2020 21:53:03
Pix - sistema promete desburocratizar a vida financeira
Pix - sistema promete desburocratizar a vida financeira

PIX, nos últimos dias essas três letrinhas tem aparecido com frequencia: no noticiário, ao abrir o aplicativo do banco, na caixa de mensagens do email, nas propagandas que saltam aos olhos a cada site visitado. Desenvolvido pelo Banco Central, o PIX é um novo sistema de pagamento instantâneo, que a partir desta sexta-feira passa a figurar como uma nova opção ao lado do TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos, com a vantagem das transferências de valores "ocorrerem em tempo real, todos os dias do ano, sem limitação de horário ou dia", como explica Kelly Carvalho, assessora econômica da FecomércioSP.

Sabe toda vez que você vai realizar uma transferência e precisa colocar nome, cpf, conta com o dígito e agência bancária? Com a chave PIX isso não será mais necessário. Além disso, os pagamentos poderão ser realizados apenas com a leitura de um QR Code através do smartphone, de forma simples e sem burocracia. Mas qual o impacto da nova modalidade de pagamento para micro e pequenos empresários? Kelly afirma que para o seguimento os benefícios do PIX estão relacionados a disponibilidade plena e imediata dos recursos, já que os valores estão disponíveis em caixa em no máximo10 segundos, todos os dias do ano, inclusive, finais de semana e feriados, melhorando o fluxo de caixa das empresas: "É dinheiro na hora em caixa com redução de custos, já que as taxas cobradas nas operações são menores que as cobradas pelas demais modalidades".

Outro diferencial vem para quem vende pela internet: "Com o pagamento via PIX, o índice de abandono do carrinho de compras tende a ser reduzido, pois com o pagamento via boleto, muitos consumidores acabam desistindo e não efetuando o pagamento. Isso tem impacto direto no controle de estoque das empresas", complementa Kelly. O PIX também será efetivo para o controle da inadimplência, uma vez que o consumidor terá opção de realizar o pagamento de forma remota sem a necessidade de ir à loja. Além disso, oferecer ao cliente essa nova modalidade é um diferencial que a empresa tem para atender a um consumidor cada vez mais tecnológico, que preza pela agilidade e segurança nas transações. Com o pagamento imediato, a gestão do estoque passa a ser mais eficiente, podendo impactar, também, na redução do prazo de entrega da mercadoria.

Cerca de 980 instituições estão autorizadas a operar o sistema no país, o que, segundo a economista, deve promover um aumento da competitividade para que sejam ofertados melhores serviços a um custo relativamente menor do que as modalidades existentes hoje: "Os meios de pagamentos digitais são uma tendência mundial. Países mais desenvolvidos já dispõem dessa modalidade, o que representa um grande avanço em termos de inovação e estímulo a competitividade do mercado".

 

EMPREENDER 2020

Leia mais noticias sobre Empreendedorismo clicando aqui .
O projeto EMPREENDER 2020 traz um curso de extensão, totalmente gratuito, “Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança”, para quem deseja alavancar seu negócio ou para quem quer começar um novo negócio. Inscreva-se aqui .