PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL easebrasil

Educação superior: para onde o Brasil caminha?

Para especialistas, é preciso reinventar o ambiente da faculdade

24/09/2019 07:00:08
Muitos alunos interessados apenas em um título saem das graduações sem saber escrever direito (Foto: Divulgação EASE Brasil)
Muitos alunos interessados apenas em um título saem das graduações sem saber escrever direito (Foto: Divulgação EASE Brasil)

Imagine aprender uma profissão que não será necessária em um futuro próximo. Imagine aprender um conjunto de conteúdos e habilidades que, muito em breve, serão totalmente transformadas e não servirão em nada para você subir na sua carreira ou crescer profissionalmente. De acordo com a Organização para a cooperação e Desenvolvimento econômico – OCDE, dois terços das crianças que estão no ensino fundamental trabalharão em profissões que ainda não existem.

Vivemos em um ambiente de muitas oportunidades. Novas tecnologias como a inteligência artificial e a robotização estão mudando a forma como as empresas e as pessoas trabalham e interagem.

No entanto, o modelo educacional brasileiro caminha a passos de tartaruga, sem conseguir acompanhar a dinâmica atual. Em relação à educação superior, esta não consegue atender às demandas de um novo mundo em ebulição. Enquanto todos os dias surge uma nova instituição de ensino, não se vê resultados, melhorias e inovações nas grandes cidades que possam nos dar uma luz no fim do túnel e nos mostrar que é possível chegarmos ao primeiro mundo. Brinca-se de educação. Muitos alunos interessados apenas em um título saem das graduações sem saber escrever direito. Enquanto isso, as faculdades continuam com seus currículos atrasados e preocupadas em lotar suas salas de aulas.

De acordo com o professor Márcio Moreira, sócio da Faculdade EASE Brasil, as faculdades ainda estão muito presas a posturas antigas, onde o professor é o “dono da sala e do conhecimento”. Com isso, a forma de repassar conhecimento não atende uma geração conectada e ansiosa. “Métodos diferentes de avaliação, aprendizagem por estudos de casos e aulas dentro de empresas, como ocorrem na EASE, ainda estão distantes da realidade de grande parte das instituições brasileiras.

Observamos também um forte movimento das startups, que surgem rapidamente, demonstrando como a agilidade e a inovação podem desmantelar empresas e instituições que sobrevivem há décadas. Taxistas, médicos, advogados, agentes de viagem, professores dentre outros profissionais, vão precisar correr muito para se reinventar e continuar gerando valor superior para a sociedade.

Novas competências serão necessárias para crescer na carreira

Enquanto o modelo tradicional não muda, o que você pode fazer para se preparar para o futuro?

Novas tecnologias irão eliminar muitos postos de trabalho e, durante algum tempo, não haverá emprego para todo mundo. É preciso se preparar muito em todos os sentidos, seja pessoal, profissional, emocional e espiritualmente. As pessoas precisam buscar formações diferenciadas e não se preocuparem apenas em obter títulos. Deve-se atentar para a postura, o que você fala, como você se apresenta. O senso empreendedor também será um diferencial, seja qual for a área. Aprender a ser líder de si mesmo, a comunicar-se com energia e entusiasmo, a gerenciar o tempo e a desenvolver a rede de relacionamentos são algumas das habilidades essenciais para o dia a dia do profissional do século XXI.

Habilidades necessárias para o profissional do futuro, de acordo com o Future Jobs Report:

Resolução de problemas complexos;

Pensamento crítico;

Criatividade;

Gestão de Pessoas e colaboração;

Relacionamento interpessoal e Comunicação;

Inteligência emocional;

Capacidade de julgamento e de tomada de decisões;

Orientação de serviços;

Negociação;

Flexibilidade cognitiva.

Fonte: EASE Brasil

Vestibular EASE Brasil

A Faculdade de negócios EASE Brasil busca pessoas que desejam fazer a diferença no mundo e transformar o ambiente de negócios. Matrículas abertas com vestibular agendado: www.easebrasil.edu.br/mudeomundo

Transferência para a EASE Brasil – Graduação Internacional em negócios – Bacharelado em Administração

A EASE Brasil está recebendo o currículo dos alunos que já estão em outra faculdade e que desejam transferir o seu curso de graduação para a instituição.

Para saber mais:

contato@easebrasil.edu.br

www.easebrasil.edu.br/mudeomundo

A faculdade 

A Faculdade de negócios EASE Brasil é a primeira faculdade fora do eixo Rio-São Paulo especializada em empreendedorismo e negócios. Educação prática, professores de mercado, experiência internacional, acompanhamento de carreira e convênios com instituições renomadas (Google, Universidades em Portugal) são alguns dos nossos diferenciais.

EASE Brasil

Endereço: Rua Desembargador Leite Albuquerque, 1056 - Aldeota

E-mail: contato@easebrasil.edu.br

Instagram: @easebrasil

Site: www.easebrasil.edu.br

Telefone: (85) 98543-6404