PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL dicas

Dicas para aproveitar o melhor da ceia e o dia seguinte

Especialistas do Hapvida Saúde indicam os melhores alimentos da ceia, contam como atravessar a possível ressaca das festas e dão dicas para curtir o "resto de ontem" sem risco de uma infecção

23/12/2016 12:15:00
NULL
NULL

[FOTO1]

Mais um ciclo histórico se completa. Amanhã é Natal. E logo é Ano Novo. Tempo de abraços, promessas, perdão, amor fraterno... O alimento posto em partilha também faz parte das festas. Além da bebida, licor do encontro. Para aproveitar somente o melhor do período, escutamos especialistas que falam o que há de melhor à mesa, como evitar a ressaca e o que aproveitar da ceia no dia seguinte.

 

 

A sugestão da nutricionista Maria Cristina, do Hapvida Saúde, é escolher bem o que comer: “A dica que trago é dar preferência às saladas, que sempre marcam presença nas ceias, e não exagerar nas carnes, mesmo as brancas, devido à quantidade de temperos industrializados que ali podem estar presentes”.

 

 

A especialista cita alguns alimentos que são saudáveis e fazem parte da tradição: castanhas, nozes, amêndoas, queijos brancos, azeitonas e frutas secas. Só é preciso evitar o exagero. “A quantidade certa é o equilíbrio. Comer com moderação permite que você passe por todas as festas sem maiores prejuízos ao corpo”, indica a nutricionista.

 

 

Para os que entendem a importância de manter uma educação alimentar, Geysiane Carvalho Mendes, também nutricionista do Hapvida Saúde, indica comer antes de sair de casa. Assim, é mais fácil resistir aos alimentos calóricos e apostar nas opções leves. Em nome da saúde, também vale substituir refrigerantes por sucos naturais e água, e investir nas frutas como sobremesa.

 

 

Para ‘curar’ ressaca
E para aqueles que passaram muito da conta, perdendo os limites na hora dos drinks e das taças de vinho ou champanhe, Geysiane também tem dicas. “Para ‘curar’ uma ressaca, o melhor é tentar repor o que o organismo perdeu. Primeiro, ingerir bastante água, já que a maioria das bebidas alcoólicas é, também, diurética. É preciso hidratar o corpo. Outra dica é comer alimentos ricos em potássio, como a banana, pois este nutriente é fundamental, a falta dele leva a problemas musculares e no sistema nervoso. A frutose, açúcar encontrado nas frutas, é muito bom também, pois acelera o processamento do álcool pelo corpo e ajuda a repor a energia”, destaca.

 


Fazendo da ceia, o almoço
Atravessando a noite, sobrevivendo à manhã do dia seguinte, chega a hora de aproveitar as sobras. Fazer da ceia, almoço, sem muito esforço. Embora muito prático, é preciso observar alguns cuidados para que a prática, comum em muitas famílias, não comprometa a saúde.

 


Geysiane Carvalho Mendes lembra que o cuidado começa ainda no armazenamento dessa comida. “Os alimentos que levam ingredientes como creme de leite e maionese, responsáveis por grande parte das infecções alimentares pós-festas, não devem ser consumidos muito tempo depois de serem preparados, justamente pelo risco de contaminação”, afirma.

 

 

TAGS