Participamos do

TRE prevê apuração totalizada no máximo até as 20 horas

Secretário de Tecnologia da Informação confirma problemas em 61 urnas na Capital e em Caucaia até as 11h30
12:24 | Out. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O secretário de Tecnologia de Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Carlos Sampaio, disse ao O POVO que a apuração das urnas na Capital deve ser concluída no máximo até três horas após o fim da votação. "No primeiro turno, a apuração em Fortaleza terminou às 20h22min. Trabalhamos para tentar antecipar este resultado. Se conseguirmos terminar entre 19h30min e 20h já estaremos bastante satisfeitos".


Ele projeta que Caucaia também deva ter a apuração agilizada em relação ao primeiro turno, e a totalização das urnas apuradas aconteça até as 21 horas. "A gente direcionou mais esforços, mas tem o complicador da distância de algumas localidades e dependerá do transporte da urna para o cartório eleitoral", explicou.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sampaio informou que, até as 11h30, 61 urnas haviam sido trocadas - sendo 54 em Fortaleza e sete em Caucaia. "Está dentro do esperado, pouco acima de 1%". No primeiro turno, em 2 de outubro, foram 229 trocas de urnas ao longo de todo o dia. Ele confirma que a maior incidência de problemas com urnas é no início da votação e que a situação não deva ter grande diferença.

 

Sobre os votos por biometria, o secretário de Tecnologia de Informação do TRE confirma que sempre há casos de eleitores que não conseguem ser identificados "por problemas na urna ou na própria coleta da digital do eleitor". Ele explica que não há mecanismos que possam detectar esses casos no momento da votação". No primeiro turno, o TRE anotou que mais de 92% dos eleitores com cadastro biométrico foram reconhecidos pela biometria.

Redação do O POVO Online, com informações da repórter Irna Cavalcante

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente