Venezuela diz que poderá aumentar produção de petróleo em 500 mil barris por dia
PUBLICIDADE
Notícias


Venezuela diz que poderá aumentar produção de petróleo em 500 mil barris por dia

16:10 | 11/11/2018
A Venezuela pode aumentar a produção em meio milhão de barris por dia como parte de um aumento de capacidade impulsionado por um financiamento chinês, afirmou neste domingo o ministro do Petróleo do país, Manuel Quevedo.

A promessa de Caracas é surpreendente porque sua produção diminuiu em pelo menos 800 mil barris por dia nos últimos dois anos em meio a crise financeira e sanções norte-americanas.

O desenvolvimento deve complicar as discussões em Abu Dhabi neste domingo entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados sobre possíveis cortes na produção em meio à queda nos preços e ao aumento dos estoques.

Falando ao chegar para o encontro em Abu Dhabi, Quevedo disse que o país está produzindo cerca de 1,5 milhão de barris por dia. Com a cota do país fixada em 1,972 milhão de barris por dia em 2016, "temos cerca de 500 mil barris por dia" para aumentar, disse ele.

Quevedo, que também lidera a estatal Petroleos de Venezuela (PdVSA), disse que a Venezuela cumprirá sua alocação de produção. Mas ele disse que a Venezuela já está a caminho de aumentar a produção em 100 mil barris por dia este mês e planeja aumentar sua capacidade de produção em 1 milhão de barris por dia até o primeiro semestre de 2019.

O ministro disse que muitos analistas esperavam que a PdVSA entrasse em colapso e começasse a vender seus ativos, mas que "2018 e 2019 serão os anos de recuperação da PdVSA".

Segundo Quevedo, as metas de produção serão alcançadas graças aos US$ 5 bilhões de financiamento chinês. Ele disse que ele e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, discutiram os detalhes finais com o Banco do Desenvolvimento de Pequim na semana passada.

O ministro disse ainda que espera apoio da russa Rosneft Oil e continua trabalhando com a Chevron dos EUA. "Temos um problema com o governo dos EUA, não com o povo americano", disse ele. Fonte: Dow Jones Newswires.

Agência Estado

TAGS