Opep eleva produção de petróleo em setembro, mesmo com recuo na oferta do Irã 

PUBLICIDADE
Notícias


Opep eleva produção de petróleo em setembro, mesmo com recuo na oferta do Irã

09:10 | 11/10/2018
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) elevou sua produção de petróleo em setembro. Além disso, o avanço na oferta da Rússia compensou o recuo do Irã, antes de entrar em vigor em novembro as sanções americanas contra o setor do país persa. Em seu relatório mensal, a Opep diz que sua produção avançou 132 mil barris por dia (bpd) em setembro, para 32,76 milhões de barris por dia.

A produção da Rússia, o maior aliado do cartel de produtores, cresceu 150 mil bpd em setembro, para o novo recorde após o fim da União Soviética de 11,54 milhões de bpd, disse a Opep em relatório. A do Irã, membro do cartel, recuou 150 mil no mesmo mês, para 3,45 milhões de bpd.

O relatório é divulgado semanas antes de 4 de novembro, quando entram em vigor as sanções dos EUA contra o setor de petróleo iraniano. O governo do presidente americano, Donald Trump, quer impedir que outras nações comprem petróleo do país, após Washington abandonar o acordo internacional para conter o programa nuclear iraniano, o que abriu o caminho para a volta das sanções.

O recuo na produção do Irã tem apoiado o preço do petróleo nos últimos meses. Investidores especulam se a Opep e seus aliados poderão atender à demanda, tanto por suas próprias decisões quanto pela menor capacidade ociosa disponível.

Após a Opep e seus parceiros, liderados pela Rússia, decidirem no mês passado continuar a elevar gradualmente a produção, os preços ganharam força.

A Opep afirma que a oferta global total de petróleo teve alta de 230 mil bpd em setembro, para 99 milhões de bpd. O cartel ainda reduziu suas projeções para crescimento na demanda neste ano e no próximo, em 80 mil bpd e 50 mil bpd, respectivamente. As revisões foram resultados sobretudo de crescimento econômico mais modesto em países industrializados europeus e asiáticos, bem como em mercados emergentes na América Latina e no Oriente Médio, disse a Opep. Fonte: Dow Jones Newswires.

Agência Estado

TAGS