PUBLICIDADE
Notícias

Com tragédia no Japão, Tusk sugere remarcar cúpula com Abe para próxima semana

11:00 | 09/07/2018
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, sugeriu hoje remarcar para a próxima semana uma reunião que teria na quarta-feira (11) em Bruxelas com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, diante das recentes tempestades que deixaram dezenas de mortos no país asiático. O propósito do encontro é assinar um acordo de livre comércio entre União Europeia e Japão. Tusk também sugeriu que o local da reunião seja transferido de Bruxelas para Tóquio.

Abe cancelou a viagem que faria esta semana à Europa para monitorar as ações de emergência do governo japonês.

Tusk afirmou que a "UE irá ajudar de todas as formar que puder" e acrescentou que, "diante das trágicas circunstâncias", o bloco está pronto para transferir "a cúpula UE-Japão de Bruxelas para Tóquio na próxima semana".

Pelo menos 103 pessoas morreram em consequência de fortes chuvas, enchentes e deslizamentos de terra que atingiram a região oeste do Japão, segundo o secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga. Outras 80 pessoas estão desaparecidas, a maioria na área de Hiroshima, que foi a mais afetada, acrescentou Suga. Fonte: Associated Press.

Agência Estado

TAGS