PUBLICIDADE
Notícias

Ninguém se beneficiará de guerra comercial entre China e EUA, diz Ilan

13:10 | 19/04/2018
O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta quinta-feira, 19, que nenhum país se beneficiará se o aumento da tensão comercial entre Estados Unidos e China se transformar em uma guerra comercial. "Tem havido muito barulho sobre as medidas tomadas de um lado e de outro e os mercados estão ansiosos", disse o dirigente em entrevista à TV Bloomberg durante a reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington.

Ilan afirmou que espera que as duas maiores economias do mundo entrem em negociações e resolvam a tensão por meio de acordos.

O presidente do BC afirmou que, para a economia mundial, é melhor a abertura comercial e que é falsa a ideia de que haverá países que se beneficiam de uma eventual guerra. Não haverá beneficiários, disse ele.

Se houver uma guerra comercial, Ilan prevê que aumentará a aversão ao risco no mercado financeiro mundial, elevação dos prêmios e menos fluxos internacionais de capital. "O ambiente benigno que temos vivido nos últimos anos não vai se prolongar", afirmou ele, ressaltando que não há uma guerra comercial hoje no mundo.

Agência Estado

TAGS