PUBLICIDADE
Notícias

Temer volta a destacar que não há argumentos contra reforma da Previdência

19:30 | 18/12/2017
O presidente Michel Temer aproveitou a cerimônia de sanção da lei que altera a compensação financeira pela exploração de recursos minerais (CFEM) para cobrar dos deputados o compromisso pela aprovação da reforma da previdência. Temer, inclusive, quebrou o protocolo do evento e, chamado pelo orador para assinar a MP, preferiu discursar antes e citar demonstrações controversas de apoio a medidas do governo federal. "Eu tenho observado uma coisa curiosa, num dado momento, quando é a favor dos municípios, dos Estados ou de outros interesses: 'nós somos governo'. Quando é de interesse de todo o País, diz 'ah, eu não sou governo, eu voto contra", disse Temer.

Entusiasmado, Temer chegou a dizer que todos os deputados presentes eram favoráveis à reforma da previdência. Mas, ao contrário do que ele disse, o vice-presidente da Câmara, Fabio Ramalho (PMDB-MG), que estava no palco, é contra a reforma e vem pregando que o governo não conseguirá reunir votos suficientes.

Temer disse ainda que a MP passou por algumas oposições.

"Os governadores estiveram todos aqui para tentar evitar que chegássemos ao dia de hoje", disse o presidente sobre a MP 789. Temer chegou a afirmar que achou que a sanção seria "algo informal" e que dessa forma poderia sobrar um apoio mais firme dos parlamentares que pressionaram pela aprovação da medida. "Se não houvesse essa solenidade eu perguntaria a esses parlamentares: como é que vão votar a Previdência?", disse, ressaltando que "quem é governo tem que ser governo". "Não dá para ser governo em um episódio e ser contra o governo em contra episódios", completou.

Temer voltou a dizer que a reforma visa combater privilégios e que "é preciso combater umas inverdades". "Espalham que nós queremos retirar a aposentadoria de quem já é aposentado. Isso é falso", disse, ressaltando que "não há argumentos contra a reforma da previdência".

O presidente destacou ainda que a reforma da Previdência é em beneficio do País em favor dos mais carentes e que a sociedade começa a entender a importância da matéria.

Eleições 2018

Nos argumentos a favor da reforma, Temer rebateu a tese de que a reforma da Previdência vai prejudicar os candidatos nas eleições do ano que vem. "Não prejudica coisa nenhuma." "Estou pleiteando isso no momento em que eu tenho prazer e satisfação de atender vários Estados brasileiros, em particular, a vários municípios brasileiros, certamente isso que sanciono, os deputados e senadores vinculados a esses municípios poderão levar a notícia de que conseguiram isso no Congresso Nacional com o apoio do executivo. Isso há de lhe dar os votos", afirmou. "Meu maior desejo é que todos vocês, que estejam aqui, estão hoje aqui e outros colegas que estão no Legislativo, estejam também aqui em 2019, e estejam com uma reforma da Previdência aprovada", concluiu.

Temer disse ainda que o fato de a reforma ter ficado para o ano que vem não atrapalha a sua aprovação e diz que é preciso continuar a trabalhar pelos votos. "Não podemos deixar passar o fim de ano, o mês de janeiro, sem a todo instante levantar o tema da reforma da Previdência", disse.

O presidente voltou a citar medidas de ajuda do governo a municípios, com a liberação de R$ 2 bilhões para os prefeitos fecharem as contas este ano e afirmou que se no ano que vem a economia continuar a crescer vamos "repetir a dose" da ajuda aos municípios.

Na cerimônia, o presidente sancionou a Medida Provisória 789, que altera a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem). A MP, segundo fontes, tem pelo menos um veto. Até o momento, o Planalto não divulgou a versão assinada.

A MP 791, que cria a Agência Nacional de Mineração (ANM) em substituição ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), não foi sancionada e, por ter um prazo diferente, será sancionada em outro momento.

Agência Estado

TAGS