PUBLICIDADE
Notícias

Taylor é moralmente desqualificado para comando do Fed, diz Nobel de Economia

21:30 | 21/10/2017
O economista Paul Krugman criticou neste sábado o professor da Universidade de Stanford John B. Taylor, cotado para ser escolhido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o comando do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Em uma série de dez tuítes, o vencedor do Nobel de Economia em 2008 disse que a 'Regra de Taylor', teoria desenvolvida pelo acadêmico em 1993 sobre a taxa de juros nos Estados Unidos, sempre advertiu de uma inflação "que nunca chegou".

Sem citar nominalmente Taylor, Krugman disse que o professor se recusa a admitir que errou.

"Na teoria da conspiração dele, o Fed não estava tentando ajudar a economia, mas sim tentando resgatar [o ex-presidente Barack] Obama. E estamos falando mais do que um mau julgamento. Recusar-se a admitir erros ou a aprender com eles não é julgamento ruim; é um comportamento ruim. Isso o torna MORALMENTE desqualificado para o cargo", escreveu Krugman na rede social.

Candidato que impressionou Trump durante a entrevista, segundo relatos da imprensa americana, Taylor tem o apoio do Partido Republicano e advoga por taxas mais altas de juros.

Nesta sexta-feira, Trump disse em entrevista ao canal Fox Business que Taylor, ao lado do atual diretor do Fed Jerome Powell, é uma opção para o Fed. O mandato da atual presidente da instituição, Janet Yellen, vai até fevereiro de 2018.

O site PredicIt aponta Taylor em terceiro lugar nas apostas para a cadeira do Fed. Em primeiro lugar vem Powell e em segundo, Yellen.

Agência Estado

TAGS