PUBLICIDADE
Notícias

Itália recebe aprovação da Comissão Europeia para socorro a Monte dei Paschi

11:54 | 04/07/2017
O braço executivo da União Europeia aprovou nesta terça-feira o pedido da Itália para recapitalizar em 5,4 bilhões de euros (US$ 6,1 bilhões) o banco Monte dei Paschi di Siena (MPS), encerrando meses de negociações entre autoridades italianas e europeias.

O desfecho era altamente esperado e se segue a um acordo anunciado em 1º de junho entre o ministro das Finanças italiano, Pier Carlo Padoan, a comissária de competição da UE, Margrethe Vestager, sobre o plano de reestruturação da instituição.

A Comissão afirmou que as duas condições necessárias para a liberação do socorro do Estado foram atendidas: o Banco Central Europeu (BCE) confirmou que o MPS é solvente e o governo italiano recebeu garantias de investidores privados de que eles comprariam o portfólio podre do Banco Central Europeu (BCE)

"Aprovamos a injeção de capital italiano no Monte dei Paschi em linha com as regras da UE", afirmou Vestager. "O banco vai refocar seu modelo de negócio e mover mais de 26 bilhões de euros em empréstimos inadimplentes para fora de seu balanço. Essa injeção pode apenas ser aprovadas após a contribuição dos donos dos bônus e dos acionistas". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS