PUBLICIDADE
Notícias

Economistas projetam corte de 0,75 ponto porcentual da Selic em julho

10:54 | 19/06/2017
Os economistas do mercado financeiro mantiveram a projeção de corte de apenas 0,75 ponto porcentual da Selic (a taxa básica de juros) em julho, para 9,50% ao ano. Esta expectativa consta na abertura dos dados do Relatório de Mercado Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira, 19, pelo Banco Central.

O corte de 0,75 ponto já era a projeção mediana verificada em semanas anteriores, antes mesmo da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, em 31 de maio. Na ocasião, a taxa básica caiu 1 ponto porcentual, para 10,25% ao ano. No entanto, no comunicado e na ata que acompanharam a decisão, o Copom sinalizou a intenção de promover redução menor da Selic em seu próximo encontro, em julho.

Na última sexta-feira, 16, em entrevista exclusiva ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, afirmou que o caminho da desinflação e da redução da taxa de juros "está dado". "Há um processo e eu não consigo ver mudanças tão radicais que possam afetar, neste momento, isso. A discussão, obviamente, é sobre o ritmo e a extensão. O que eu quero passar é que isso vai depender do desenvolvimento, tanto das reformas e dos ajustes quanto da inflação e da atividade. Nós vamos continuar olhando", afirmou.

TAGS