PUBLICIDADE
Notícias

Banco Central da Índia surpreende e mantém juro básico em 6,25%

06:54 | 08/02/2017
O Banco Central da Índia, conhecido como RBI, surpreendeu nesta quarta-feira ao manter seu juro básico inalterado, apesar da desaceleração econômica que se seguiu à eliminação da maioria das cédulas de dinheiro do país e da forte diminuição da inflação.

O comitê de política monetária do RBI, que é presidido por Urjit Patel, manteve sua principal taxa de juros - a de recompra - em 6,25%. A maioria de economistas consultados pelo Wall Street Journal havia previsto corte na taxa.

Em comunicado, o RBI citou incertezas quanto à "direção das políticas econômicas nos EUA".

A decisão vem num momento crucial para a economia da Índia, que perdeu ímpeto após o primeiro-ministro Narendra Modi anunciar, em novembro, medida para retirar de circulação cédulas de alto valor, numa tentativa de coibir práticas de corrupção.

Além disso, a inflação vem desacelerando nos últimos meses, uma vez que a demanda doméstica diminuiu bastante na esteira da medida de Modi e condições climáticas estáveis ajudaram a conter os preços de alimentos.

Em dezembro, a taxa anual de inflação ao consumidor da Índia caiu para 3,41%, atingindo o menor nível em dois anos e bem abaixo da meta de 5% estabelecida pelo RBI. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS