PUBLICIDADE
Notícias

Yellen diz que três aumentos dos juros em cada ano é mudança na visão fiscal

17:30 | 14/12/2016
A presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), Janet Yellen, foi questionada durante entrevista coletiva do por quê o Fed prever três aumentos nas taxas de juros em cada ano até 2019 e não dois e, de acordo com ela, o motivo é pelo fato de algumas autoridades do Fed incorporarem mudanças sobre a perspectiva fiscal em suas projeções - provavelmente por causa das promessas do presidente eleito nos EUA, Donald Trump, ainda que ela não tenha citado seu nome.

Yellen também enfatizou os indicadores positivos recentes, afirmando que "a decisão de aumentar juros reflete confiança no progresso da economia".

Por outro lado, ela destacou ser incerta a capacidade de políticas tributárias para impulsionar a produtividade, reconhecendo que "há muita fonte de incerteza para as perspectivas econômicas".

"Embora seja desejável que as políticas fiscais aumentem a capacidade produtiva da economia, um aumento no ritmo de mudança de produtividade é um dos fatores que afeta a taxa neutra da economia, um impulso para a produtividade poderia estimular o investimento. Como temos dito, estimamos que o valor da taxa neutra dos Fed funds é bastante baixo, e uma das razões para isso é o lento crescimento da produtividade", disse ela. Ainda assim, ela afirmou que o Fed não está atrás da curva, salientando que não está tentando dar conselhos para a nova administração.

TAGS