PUBLICIDADE
Notícias

Volume de serviços prestados cai 2,4% em outubro ante setembro, afirma IBGE

08:54 | 14/12/2016
O volume de serviços prestados recuou 2,4% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta quarta-feira, 14, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com outubro do ano anterior houve redução de 7,6%, já descontado o efeito da inflação. O resultado foi o mais negativo já registrado pela série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em 2012. Em setembro de 2016 ante setembro de 2015, a queda havia sido de 4,9%.

A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 5,0%. Nos últimos 12 meses, o recuo foi de 5,1%.

Desde outubro de 2015, o IBGE divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o órgão anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal caiu 3,1% em outubro ante igual mês de 2015.

Famílias

Apenas os serviços prestados às famílias escaparam do campo negativo na passagem de setembro para outubro, segundo os dados divulgados pelo IBGE nesta quarta.

O volume de Serviços prestados às famílias teve ligeira alta de 0,1% em outubro ante setembro, sustentada por alojamento e alimentação. Em compensação, Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registraram um tombo de 7% no período, com perdas relevantes no transporte aéreo, aquaviário e armazenagem.

As demais perdas no mês foram verificadas nos Serviços de informação e comunicação (-3,1%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,9%) e Outros Serviços (-0,5%).

O agregado especial das Atividades turísticas teve retração de 1,3%, na comparação com o mês imediatamente anterior, informou o IBGE.

TAGS