PUBLICIDADE
Notícias

Rigidez em gastos estaduais e municipais gera perspectiva negativa, diz Moody's

14:30 | 05/12/2016
A agência de classificação de risco Moody's afirmou que a perspectiva para os governos de estados e municípios brasileiros em 2017 é negativa. Segundo a agência, pressões contínuas sobre as despesas e um fluxo de receita ainda fraco irão prejudicar a capacidade dos governos de recuperar o desempenho fiscal sólido e melhorar a liquidez. "Esforços para a aprovação de reformas que têm como objetivo conter o crescimento das despesas continuarão enfrentando resistência", disse a Moody's.

"As despesas com folha de pagamento e aposentadoria têm aumentado constantemente nos últimos anos e, agora, representam quase metade de todos os gastos dos governos estaduais e municipais", disse Paco Debonnaire, analista da Moody's. "Nossa expectativa é que o crescimento contínuo das despesas com pessoal persista até 2017", afirmou.

Segundo a agência, os governos estaduais e municipais brasileiros devem se beneficiar de maiores receitas tributárias à medida que a economia se recupera, de forma gradual, de uma recessão profunda. A Moody's também disse que espera um avanço de 0,9% na economia brasileira no ano que vem, após uma contração de 3,5% em 2016.

TAGS