PUBLICIDADE
Notícias

Fitch afirma rating da França em AA; perspectiva estável

19:00 | 09/12/2016
A agência de classificação de risco Fitch afirmou o rating de longo prazo da França em AA, com perspectiva estável.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a agência destacou que a França tem uma economia rica e diversificada, um histórico de relativa estabilidade financeira e instituições civis e sociais fortes e eficazes. Segundo a Fitch, "a classificação da França é apoiada pela sua forte flexibilidade de financiamento enquanto membro da zona do euro".

A agência afirmou, também, que "o elevado endividamento limita a capacidade da França de lidar com choques fiscais ou econômicos e constitui a principal debilidade do rating soberano da França". A Fitch disse, ainda, que os últimos 12 meses tiveram um impacto negativo sobre as perspectivas de crescimento da França, que já estavam mornas, e que a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia em junho e os ataques terroristas também tiveram influência no país.

"O risco político aumentou. A possibilidade de uma vitória de Marine Le Pen nas próximas eleições não é o nosso cenário mais provável, mas não é negligenciável", disse a Fitch. Para a agência, o aumento do sentimento populista em todo mundo, como visto na votação do Brexit e na vitória de Donald Trump nas eleições americanas reflete uma série de queixas, que incluem o mal-estar econômico e temores sobre segurança e imigração.

TAGS