PUBLICIDADE
Notícias

Exportações batem recorde e déficit comercial cai em outubro no Reino Unido

06:54 | 09/12/2016
O déficit comercial de bens do Reino Unido recuou de 13,8 bilhões de libras em setembro (dado revisado) para 9,7 bilhões de libras (US$ 12,2 bilhões) em outubro, segundo números oficiais divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas nesta sexta-feira. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam déficit de 12,0 bilhões. As exportações tiveram resultado recorde.

Incluindo-se serviços, o déficit de outubro diminuiu para 2 bilhões de libras. A redução no déficit foi impulsionada pelo avanço das exportações - as vendas ao exterior de bens e serviços atingiram recorde mensal de 46,4 bilhões de libras em outubro.

As exportações de bens para países de fora da União Europeia também atingiram novo recorde, de 14,4 bilhões de libras, enquanto as exportações de produtos para a UE, maior parceiro comercial do país, avançaram a 12,4 bilhões de libras.

A redução no déficit ocorre após uma desvalorização de quase 15% da libra desde o plebiscito onde foi decidida a saída do Reino Unido da UE, no processo chamado de Brexit. Pesquisas mostram que, se por um lado a desvalorização cambial melhora a competitividade das empresas do país no exterior, por outro eleva os custos de importação de matérias-primas.

O déficit no comércio de produtos no terceiro trimestre foi revisado em alta e ficou em 38,7 bilhões de libras, acima do resultado de 33,2 bilhões de libras antes calculado. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS