PUBLICIDADE
Notícias

Energia elétrica deve ajudar a conter IPCA de dezembro, prevê IBGE

12:12 | 09/12/2016
A energia elétrica pode ajudar a conter o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A inflação do último mês do ano deve absorver parte da redução de 11,73% nas contas de luz de uma das companhias do Rio de Janeiro, em vigor desde 7 de novembro, além do corte de 16,28% na tarifa de uma das empresas de Porto Alegre em 22 de novembro, informou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

"E ainda tem a bandeira tarifária, que tinha passado para amarela em 1º de novembro, o que implicava num acréscimo de R$ 1,50 por cada 100 kw/h consumidos, e que voltou a ser verde a partir de 1º de dezembro", lembrou Eulina.

Combustíveis

Na direção oposta, pode pesar no IPCA o novo anúncio da Petrobras para os preços dos combustíveis nas refinarias, que desta vez foi de alta de 8,1% na gasolina e aumento de 9,5% no diesel, em vigor desde o dia 6.

Também é esperado um impacto de reajustes nos preços dos cigarros, praticados por duas empresas diferentes. No caso do ônibus urbano, a tarifa de Campo Grande pode sofrer um reajuste de 8,67%, autorizado em 5 de dezembro, mas suspenso depois por uma liminar concedida pela Justiça.

TAGS