PUBLICIDADE
Notícias

BC da Suíça decide manter taxas de juros e busca conter valorização do franco

07:12 | 15/12/2016
O Banco Central da Suíça decidiu nesta quinta-feira manter a política monetária, com sua principal taxa de juros em território bastante negativo. Além disso, a instituição disse estar pronta para intervir no mercado cambial novamente, enquanto continua sua batalha contra o franco suíço "significativamente sobrevalorizado".

O BC suíço manteve a taxa de depósito em -0,75%, como esperado pelos economistas. Além disso, não alterou a meta de intervalo para a Libor de três meses, de entre -1,25% e -0,25%.

O BC suíço aparentemente enviou um sinal de que não está tão ativo quanto no passado para lutar contra o franco forte. A instituição irá "se manter ativo no mercado cambial quando necessário, enquanto leva em consideração a situação geral da moeda". A frase "enquanto leva em consideração a situação da moeda" não estava no comunicado de setembro.

A decisão mais recente destaca, porém, que o franco suíço "ainda está significativamente sobrevalorizado". A taxa de juros negativa tem como intenção tornar os investimentos em franco suíço menos atrativos para reduzir a pressão sobre a divisa.

O BC ainda reduziu levemente suas projeções para a inflação. Ele vê a inflação de 2017 em 0,1%, quando em setembro previa 0,2%. Além disso, reduziu em 0,1 ponto porcentual a previsão de alta nos preços para 2018, para 0,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS